Afinal, o que é um croqui? O croqui, nada mais é que o esboço inicial de um projeto. É o primeiro passo para desenvolver um desenho de um projeto, feito a mão, como um esboço para começar a imaginar uma futura construção. E entenda esboço, como esboço mesmo: rabisco, desenho simples e sem precisão. Nesta etapa de um projeto, conhecido como croqui, é onde se fazem desenhos a mão livre, sem medidas precisas, sem muita técnica ou precisão. É a etapa onde o arquiteto é livre para criar, e para passar suas ideias para um papel. Aqui, podem ser definidas ou idealizadas cores e materiais, podem ter anotações, desenhos esquemáticos, lembretes, enfim, é liberdade total!
Esse modelo de borracha é recomendada para gerar efeitos de luz, pois pode clarear áreas onde o grafite foi aplicado. Além disso, também é usada para esfumar desenhos, além de apagar pequenas áreas. Por ser maleável, permite uma maior precisão.
A criação desse tipo de desenho também é valiosa para os clientes, já que eles conseguem visualizar as soluções, tirar algumas dúvidas e sair do campo abstrato. Por meio das imagens, fica muito mais fácil compreender como vai funcionar a construção ou determinado espaço após a execução.
Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, de Volta Redonda - RJ. Atuante nas áreas de design e ilustração, bem como arquitetura e urbanismo, além de redatora no Blog Projetou.
O croqui, nada mais é que o esboço inicial de um projeto. É o primeiro passo para desenvolver um desenho de um projeto, feito a mão, como um esboço para começar a imaginar uma futura construção.
Uma arquiteta que impressionava seus colegas pela precisão e beleza artística de seus croquis, principalmente quando idealizou o SESC Pompeia (que chamava de “A Casa da Liberdade”) foi Lina Bo Bardi. Veja alguns croquis da arquiteta:
As canetas que eu mais utilizo para desenvolver meus croquis são aquelas descartáveis de espessura 0.1, 0.3 e 0.6, mas se desejar um desenho com maior detalhe pode utilizar uma caneta mais fina ainda como uma 0.05 ou se prefere traços mais fortes e pesados pode substituir a 0.6 por uma 0.8.
Para se executar um bom croquis é preciso manter a escala e proporção. Não necessariamente utilizando de medidas exatas, mas mantendo a proporção entre os elementos do seu projeto.
Quando não temos muita experiência com as perspectivas, costumo ensinar primeiro as perspectivas com apenas 1 ponto de fuga, pois são mais simples de entender e iniciar os nossos desenhos.
Veja também: Ama desenhos de arquitetura? Veja como aprender e inspire-se com 15 exemplos
Os croquis em perspectiva enriquecem a representação do projeto, pois permitem a noção de profundidade. Além disso, esclarecem as diferentes faces de uma edificação ou elementos de um espaço.
Para finalizar, o significado da palavra croqui: ela vem do francês, ou melhor, é uma palavra que se agregou ao português, mas ela está no idioma francês, que traduzida literalmente significa esboço ou rascunho. Este pode aparecer no meio arquitetônico ou no meio da moda, como já comentamos anteriormente. Mas a importância do croqui na arquitetura é o que faz este desenho livre continuar existindo, desde que se iniciou em meados do século XIX até os dias de hoje: a praticidade e despojamento. É importante para o arquiteto fazer seu croqui nas primeiras conversas sobre um projeto, até porque o trabalho de um arquiteto é extremamente complexo e exige muitos detalhes. Desenhar ou anotar diversas ideias e observações faz parte do processo e só faz melhorar o resultado final do projeto.
Confira no post a seguir detalhes sobre o uso do croqui para arquitetura e sua importância para a área.
Quanto mais testes forem feitos na fase inicial de um trabalho, mais chances de identificar possíveis falhas ou pontos de melhoria. Isso também vale para quem desenvolve projetos arquitetônicos ou de interiores. E uma das maneiras de colocar as ideias à prova é transformá-las em algo concreto.
[…] desenhos, eram elaborados a mão, fazendo uso de marcadores e nanquim para composição de um croqui bastante realista. Esses desenhos facilitavam a visualização do projeto, e eram essenciais quando […]
Croqui é um esboço feito à mão sem a exigência de traços precisos. Ele serve para transmitir de forma rápida e detalhada as futuras ideias de um trabalho específico. Com esse desenho é possível dar assas à imaginação em qualquer hora e local.
É um desenho feito à mão de como chegar à sua casa, contendo pontos de referência que facilitem a localização.
O croqui não tem regras, então fica difícil dizer como fazer um croqui. Basta você ter papel e caneta ou lápis e desenhar uma planta baixa, uma perspectiva, uma ideia de projeto para interiores, etc. E fica ao seu critério se prefere fazer em preto e branco, colorido, mais detalhado ou menos.
O croqui não pode ser feito de qualquer maneira e muito menos sem seguir as normas de desenho técnico. É recomendável manter as proporcionalidades na execução do desenho e também é importante seguir as normas técnicas aplicadas para facilitar a sua interpretação.
10 dicas para montar sua planta de casa
Basta então acessar o portal da Secretaria de Urbanismo (http://www.rio.rj.gov.br/web/smu), clicar no link do serviço “PAA – PAL” e inserir o número recebido para consultar, baixar e, se necessário, imprimir a planta. O prazo de resposta é de dez dias úteis, a partir da data de abertura do chamado.
Resposta: A solicitação será feita exclusivamente pela internet em: https://duc.prefeitura.sp.gov.br/portal. Atenção: A certidão é emitida com base na Instrução Normativa SF/SUREM nº 31, de 13 de dezembro de 2016 - “Art.
A Certidão de Numeração Predial é a certidão que confirma o número predial oficial. Geralmente apresentada nas concessionárias para solicitação de ligação de pontos de energia e abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O interessado poderá solicitar a expedição de certidão no Posto Fiscal de sua vinculação, nas Unidades do Poupatempo, nos Serviços de Pronto Atendimento ou nas Centrais de Pronto Atendimento – CPA, ou eletronicamente por meio do Sistema Sipet, mediante apresentação de Certificado Digital.
Comparecendo pessoalmente a uma central de atendimento do SPC, SERASA ou SCPC com os seguintes documentos: documento de identidade com foto e CPF (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira do trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento com caráter oficial).
O Contribuinte acessa o site da SEFAZ, clica em Empresas, Certidão e Situação Fiscal e por fim em Certidão Negativa de Débitos onde deve preencher um formulário com número do CPF ou do CNPJ ou da Inscrição Estadual e a finalidade da Certidão.
Para emitir a certidão, basta acessar o portal da Receita Federal e informar o número do CNPJ.
Certidão Negativa Estadual abrange a certidão de débitos tributários estaduais e da dívida ativa estadual, comprovando a regularidade com a secretaria da fazenda de cada estado.
O imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo estabelecido a nível federal e voltado especialmente para propriedades rurais. ... Ela também é denominada de CND ITR. Com esta certificação atesta-se que o imóvel rural cumpriu todas as suas obrigações de ordem fiscal.
A declaração do ITR 2020, ou DITR 2020, deve ser feita pelo computador, baixando o programa gerador da declaração no site da Receita Federal. O envio dessa declaração é feito via internet ou levando um pen drive com a declaração em uma unidade da Receita Federal.