Definindo de uma forma mais simplificada, a DVO é a distância vertical entre a mandíbula e a maxila quando os dentes estão em contato3.
Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.
Técnica de moldagem:
Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).
Entre os materiais tradicionais mais utilizados para a moldagem odontológica estão:
Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.
Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.
O Poliéter é um material utilizado para casos mais complexos, como por exemplo a reabilitação e implante. Diferente do Silicone por Adição que possui uma tecnologia para tornar o material hidrofílico, o Poliéter possui essa propriedade naturalmente.
Os fios retratores gengivais são essenciais para procedimentos de moldagem. Hoje em dia, os fios mais eficientes do mercado possuem uma estrutura em formato tricotado, o que facilita a inserção no sulco gengival e torna o procedimento, além de muito mais eficaz e eficiente, também muito mais seguro.
Proporção recomendada (quantidade mínima): uma medida pequena (o lado com 3 marcas no cabo) de pó para 4 gotas de líquido. Divisão do pó: Coloque o pó sobre a placa de vidro e divida-o em quatro partes iguais; divida uma das quatro partes em duas partes iguais; fazendo dois oitavos.
O cimento cirúrgico é um material protetor aplicado sobre feridas criadas por procedimentos cirúrgicos periodontais (1). ... Nas cirurgias a retalho são utilizados como estabilizadores dos retalhos mais do que como protetores das feridas (2).