Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são todas ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microorganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua ...
Se proteja das doenças transmitidas por alimentos com 10 dicas:
É considerado surto de Doença Transmitida por Água e/ou Alimento (DTA) o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem. Também conhecida como Intoxicação Alimentar.
As principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
Cólera. A Cólera é uma infecção que ocorre no intestino, causada por uma bactéria que pode estar presente em água contaminada ou em alimentos. Ela é capaz de produzir toxinas que desencadeiam todos os sintomas da doença. Principais Sintomas: diarreia intensa e vômitos, que podem levar à uma grave desidratação.
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário. Ela é transmitida por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes de animais portadores do micro-organismo ou pelo consumo de alimentos mal lavados.
Apesar de serem diversas, algumas das principais doenças que podem ser causadas por águas paradas ou água de esgoto não tratado incluem:
A maioria dos agentes infecciosos pode ser adquirida através de transmissão fecal-oral, resultante da contaminação de água e alimentos por dejetos, direta ou indiretamente. A disposição inadequada de dejetos, comumente humanos, ocasiona a contaminação da água que é utilizada para consumo e preparação de alimentos.
a) Bactérias:
Na água podemos encontrar microrganismos como bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas, bacteriófagos e protozoários. Nesses ambientes, a cadeia ecológica dos microrganismos é constituída por produtores e consumidores primários.
O consumo de água contaminada pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase, por exemplo, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de ...
A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e alimentos contaminados. A giardíase causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e perda de peso.
Sendo assim, podemos concluir que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída está contaminada. A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes.
Pois, as doenças transmitidas pela água são contraídas por beber água suja ou contaminada, e até mesmo com um contato com ela, onde organismos patogênicos entram por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.
A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio - o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.
A água imprópria para consumo pode ser: > água salobra - contém grandes quantidades de substâncias dissolvidas que lhe conferem um mau sabor e, por vezes, um aspecto turvo; > água inquinada – contém microorganismos nocivos à saúde, pelo que este tipo de água pode ser um importante veículo de transmissão de doenças.
Podemos afirmar que a água considerada como sendo imprópria para o consumo é chamada de contaminada. A água contaminada, diferentemente da água potável, não deve ser utilizada para consumo humano e nem para finalidades recreativas.
Resposta. Água Salobra, Por possuir muitas substâncias sejam elas dissolvidas, em suspensão ou em depósito.
A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.
Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc..
Seja a mineral; a natural das fontes dos rios; as gasosas; as aromatizadas e saborizadas, ou as presentes em alimentos como o coco, o poderoso "líquido universal" é um elemento-chave para a nossa vida.
Água da torneira tem mais flúor e ajuda os dentes, mas a água mineral tem outros nutrientes benéficos para a saúde. Tanto a água mineral quanto a água de torneira podem trazer problemas se a fonte não for confiável.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.