Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes, como idade, sexo, nível socioeconômico, constituem a base para este tipo de departamentalização.
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes. A seguir vamos comentar sobre cada uma delas: Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns.
Tipos de Departamentalização
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
Quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens ...
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
II - Quanto aos métodos de departamentalização, a Departamentalização por 'perda' funcionários e. trabalho são organizados por produtos, facilitando que se tornem especialistas pelo portfólio de. produtos da empresa. Por exemplo departamentos de acabamento, material básico de construção e.
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento.
São os departamentos responsáveis pela venda do produto. São os departamentos responsáveis pela limpeza da fábrica. São os que executam serviços auxiliares e não para atuação direta sobre os produtos. ...
A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. ... Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
De acordo com o estudo de caso da companhia 3M, podemos verificar que: a referida empresa trabalha com dois tipos de departamentalização, a formal e a informal. Na departamentalização formal, a empresa exige que as suas unidades sigam os mesmos processos de produção definidos pela cúpula da companhia.
Na sua opinião, qual tipo de departamentalização utilizado pela 3M para que ela possa produzir uma variedade tão grande de produtos inovadores? O tipo de departamentalização utilizado pela 3M é por clientela, conforme o texto a 3M coloca o cliente em foco e modifica seus processos. ...
Benefícios de uma estrutura adequada: Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; ... Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos. ... A representação gráfica da estrutura organizacional formal é feita por meio do organograma.
Os componentes da estrutura organizacional são sistema de responsabilidade (constituído por departamentalização; linha e assessoria; e especialização do trabalho); sistema de autoridade (constituído por amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; centralização/descentralização); sistema de ...
PERGUNTA 3 Os principais componentes da organização são recursos, objetivos, processos de transformação e de divisão de trabalho.
117) são três as principais componentes da estrutura organizacional: complexidade, formalização e centralização.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo, inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Resposta: Variáveis do Comportamento Organizacional Variáveis Independentes São responsáveis por mudanças em uma variável dependente. 1) Nível do sistema organizacional – são variáveis disponíveis no sistema organizacional como um todo, envolve todo o sistema organizacional.
De modo geral, a organização linha-staff é um estilo organizacional criado para acolher as necessidades das empresas. A intenção desse estilo é especializar as várias áreas que existem dentro de uma organização e fazer com que os profissionais de cada área consigam obter mais foco em suas tarefas diárias.
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
No que se refere ao porte da organização empresarial, elas são classificadas como microempresa, pequena empresa, empresa de médio porte e empresa de grande porte. Essas classificações levam em consideração o valor do faturamento mensal ou o número de colaboradores de cada empresa.
Uma organização simples e de forma piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se possa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. ...
Assim, a estrutura social pode ser classificada em familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional, militar.