EQST

O Que Dano Moral Indireto?

O que é dano moral indireto?

Nesse caso, estamos diante do chamado dano moral indireto, reflexo ou por ricochete. Assim, dano moral por ricochete são os danos causados pelo óbito ou ofensa ao ente querido, decorrentes de ato ilícito, que atingem de forma reflexa outros parentes ou terceiros que partilhavam da convivência do ofendido e/ou morto.

O que é dano moral direto?

“O dano moral direto consiste na lesão a um interesse que visa a satisfação ou o gozo de um bem jurídico extrapatrimonial contido nos direitos da personalidade (como a vida, a integridade corporal e psíquica, a liberdade, a honra, o decoro, a intimidade, os sentimentos afetivos, a própria imagem) ou nos atributos da ...

O que é o mero aborrecimento?

O mero aborrecimento pode ser classificado como uma situação, que mesmo sendo lesiva, é comum na vida cotidiana, ou seja, algo visto como normal, compreensível e suportável na sociedade, é um mero dissabor.

Quais são os danos?

Dano (do latim damnum) é o mal, prejuízo, ofensa material ou moral causada por alguém a outrem, detentor de um bem juridicamente protegido. O dano ocorre quando esse bem é diminuído, inutilizado ou deteriorado, por ato nocivo e prejudicial, produzido pelo delito civil ou penal.

Quais são os tipos de danos sofridos?

Dano certo e perda de uma chance; 3 Espécies de danos: danos materiais e morais; 3.

O que é um dano patrimonial?

O dano patrimonial é a lesão concreta que afeta um interesse relativo ao patrimônio da vítima, consistente na perda ou deteriorização, total ou parcial, dos bens materiais que lhe pertencem, sendo suscetível de avaliação pecuniária e de indenização pelo responsável.

O que é dano extrapatrimonial?

De acordo com o dispositivo, o dano extrapatrimonial é causado pela ação ou omissão que ofenda o empregado, moral ou existencialmente. Isso engloba também casos de agressão a intimidade ou a vida privada do profissional.

O que representam os danos emergentes?

O dano emergente é o prejuízo direto, ou seja o valor do conserto do carro e eventuais despesas de hospital. Já os lucros cessantes representam os valores que o taxista deixou de receber enquanto seu carro, que é seu instrumento de trabalho, estava sendo reparado.

Quando ocorre perdas e danos?

Lucro cessante é aquilo que o credor deixou de lucrar, em decorrência do inadimplemento. Ainda que a inexecução resulte de dolo do devedor, as perdas e danos só incluem os prejuízos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuízo do disposto na lei processual.

Como se prova os lucros cessantes?

LUCROS CESSANTES

  1. A reparação de lucros cessantes se refere aos danos materiais efetivos sofridos por alguém, em função de culpa, omissão, negligência, dolo, imperícia de outrem.
  2. Para caracterização do pleito, há necessidade de efetiva comprovação dos lucros cessantes – não basta argumentar que existiram, deve-se prová-los.

Como calcular lucros cessantes taxista?

Divida esse lucro pelo número de dias úteis que você trabalha. A diária de lucros cessantes no seguro deve ser próxima deste valor. Exemplo 1: José é taxista e fatura em torno de 6 mil reais por mês. Suas despesas com combustível, impostos e manutenção do carro giram em torno de 2 mil reais por mês.

Quem tem direito ao lucro cessante?

Indenização por Lucros Cessantes. Trabalhadores que utilizam veículo para trabalhar tem direito a indenização por lucros cessantes pelo período em que o veículo ficou parado para concerto, em decorrência de acidente de trânsito, a serem pagos pela seguradora.

O que é a cobertura de lucros cessantes?

Na cobertura de Lucros Cessantes, a Seguradora responderá pelos prejuízos cobertos até o Limite Máximo da Importância Segurada, desde que o Valor em Risco declarado na apólice seja igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do Valor em Risco apurado no momento do sinistro.

O que é o seguro de responsabilidade civil?

O seguro de Responsabilidade Civil prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.

O que é seguro de transporte?

O seguro de transportes garante ao segurado uma indenização pelos prejuízos causados aos bens segurados durante o seu transporte em viagens aquaviárias, terrestres e aéreas, em percursos nacionais e internacionais. A cobertura pode ser estendida durante a permanência das mercadorias em armazéns.

Como funciona o seguro de transporte de carga?

Como funciona o seguro de cargas? ... Esse tipo de seguro cobre prejuízos sofridos pelo proprietário da mercadoria transportada, mas sua cobertura é bastante restrita. Isso porque, só são indenizados prejuízos causados por acidentes com o veículo transportador.

Quem paga o seguro da carga?

É o seguro que deve ser contratado pelo proprietário da carga. Ele é obrigatório para pessoas jurídicas e facultativo para pessoas físicas. Pode ser adquirido tanto por quem vendeu como por quem comprou. Isso vai depender dos termos do respectivo contrato de compra e venda.

Qual o valor do seguro de carga?

É importante notar que as seguradoras cobram um valor mínimo de fatura mensal e que caso o seu volume de movimentações seja baixo, será cobrado esse prêmio mínimo. Esse valor, em geral, varia entre R$500 e R$1.