O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.
Como são conhecidos os quatro turnos
Isso porque, enquanto a Terra segue ocupada em sua órbita, ela fica um pouco “atrasada” em relação à nossa estrela, que se desloca em relação a nós. Então, para alcançar o Sol na mesma posição em que estava, nosso planeta “precisa girar mais um pouco”, e aí sim ficamos com 24 horas no nosso dia.
6 horas
A noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão. Na média, dia e noite deveriam ter cada um, 12 horas de duração.
O dia tem 24 horas. O dia e a noite somados tem 24 horas.
O Solstício de Inverno ocorre no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020, às 18h 44min. É o dia claro mais curto do ano, e consequentemente, a noite mais longa do ano.
Só quando o Sol passa pelo equador dia e noite ficam iguais. O eixo de rotação da Terra está inclinado com relação ao plano de sua trajetória ao redor do Sol. Por isso, durante seis meses o hemisfério norte fica voltado para o astro e seus dias são mais longos que as noites.
solstício de inverno
Publicado em - 12:16 Por Da Agência Brasil - Brasília. O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.
solstício de verão
O dia mais longo do ano (no hemisfério Sul) é chamado de solstício de verão e acontece no dia 21 de dezembro. O dia mais curto (no hemisfério Sul) é chamado de solstício de inverno, correspondendo ao dia 21 de junho. Entre esses dois dias, temos os equinócios, dias em que o dia e a noite possuem a mesma duração.
Entenda o que é o solstício de inverno, deste 20 de junho
solstício de verão
Os equinócios definem as mudanças de estações do ano: no dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro, ocorre o contrário – outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul.
Ocorrem dois por ano, caracterizando civilmente o começo das estações primavera e outono, respectivamente próximo ao dia 20 de setembro e 21 de março no hemisfério Sul. No momento do equinócio o Sol cruza exatamente o Equador celeste.
equinocio é o momento em que o sol, em seu movimento anual aparente corta o equador celeste, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma duração. 21 de março temos primavera no hemisfério norte e outono no hemisferio sul. 23 de setembro temos outono no hemisfério norte e primavera ho hemisfério sul.
12 horas