O contrato odontológico é um documento de extrema importância no dia a dia do dentista. Entretanto, muitos ainda não utilizam o contrato de prestação de serviços odontológicos, o que pode gerar problemas futuros, já que a falta de contrato deixa o dentista sem respaldo legal.
O contrato de prestação de serviços odontológicos irá conter o detalhamento de como o tratamento deverá ser ministrado, alinhando assim, a expectativa do paciente versus a realidade daquilo que será executado.
Então acabou meu contrato odontológico e a clínica não terminou o tratamento,a dentista disse que faria tudo no prazo mas não foi o que aconteceu nunca falaram que minha filha teria que usar o aparelho de contenção depois de terminar com o aparelho normal, descobri por acaso na internet e perguntei a dentista disse que eles não falaram porque não são obrigados a falar antes que é só no final do tratamento que falam pro paciente , quais os meus direitos eu sou obrigada a continuar pagando mensalidade pra clínica que não finalizou o tratamento no prazo, obrigada
É importante ressaltar que todo documento assinado pelo paciente, deve ser explicado em linguagem que ele entenda. Além disso, deve-se dar a oportunidade do paciente tirar suas dúvidas a respeito do contrato.
Desde as ações mais simples até o resultado planejado. Assim, é possível evitar que o paciente se sinta desconfortável durante o tratamento odontológico. Também é necessário definir o período de validade do contrato odontológico de prestação de serviço, ou seja, o cirurgião-dentista deve atentar-se à duração do tratamento, como, por exemplo, implantes que requerem um tempo de resposta do organismo do paciente.
Muitos dentistas têm dificuldade de redigir um modelo de contrato odontológico, pensando nisso, disponibilizamos o modelo de contrato odontológico em PDF, fornecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Nesse sentido, Gianfranco Barberio explicou que a validade jurídica é a diferença entre o documento digital e documento digitalizado. Pois tudo que é autêntico é válido e reconhecido, no entanto, as cópias não têm o mesmo privilégio.
Embora os detalhes exatos possam variar dependendo das circunstâncias específicas e das regulamentações locais, aqui estão alguns elementos que geralmente devem constar em um contrato de prestação de serviços odontológicos:
Para finalizar, tratamos das assinaturas dos envolvidos no contrato.Normalmente elas ficam juntas à “data” e ao “local”. Pois, o contrato de prestação de serviços somente terá validade com essas assinaturas.
Saiba Mais: A importância dos contratos e termos digitais para a sua clínica odontológica
Já o paciente, por exemplo, tem a obrigação de comparecer às consultas marcadas durante o tratamento. Além disso, seguir todas as orientações recebidas pelos profissionais da clínica, informando imediatamente qualquer dúvida ou desconforto em relação ao tratamento.
Muitas vezes nas relações contratuais acontecem trocas de dados pessoais. Pois, em decorrência das singularidades de modelos de contrato, existem diferentes implicações no compartilhamento dessas informações.
Além disso, o sistema de gestão permite a integração entre o prontuário do paciente, planejamento do tratamento e contrato, unindo tudo em um único lugar. Dessa maneira, os processos da gestão da clínica são otimizados, garantindo sua segurança.
Um dos maiores problemas gerados pela falta do contrato, é não ter por escrito o que foi acordado entre as partes. Sendo assim, a falta do documento pode gerar, confusões na hora do pagamento, dificuldade na cobrança de inadimplentes, confusões do que está incluso ou não no pagamento pactuado.
Importante destacar que a falta deste documento em demandas judiciais pode ser reconhecida como uma negligência do cirurgião-dentista. Assim, pode gerar a obrigatoriedade de indenização para o paciente.
Quando tratamos sobre clínicas ou consultórios odontológicos, sabemos que existem diversos serviços oferecidos para o paciente. Para tratar essas atividades com excelência o cirurgião-dentista deve atentar-se ao contrato odontológico e aos termos de consentimento esclarecido.
Pois é, essa não é uma preocupação que você, dentista, precisa ter. Nós indicamos o material gratuito e completo do Simples Dental, nosso software odontológico oficial da Dental Speed. No material, você encontrará dicas jurídicas e o contrato pronto para baixar e utilizar, feito por um dos maiores advogados especialistas em odontologia do Brasil, o Dr. Guilherme Cattani.
No caso do contrato odontológico, o trato é feito entre o paciente e o cirurgião-dentista. Entretanto, conforme as atribuições legais do profissional de odontologia no consultório, pode ser preciso a assinatura dos sócios da clínica.
Ovviamente non tutte le variabili sono prevedibili nei contratti, nè, tanto meno, tutte le loro possibili combinazioni: un contratto non esaurirà mai tutte le possibili evenienze del mondo reale, ma aiuta a delineare con chiarezza le dinamiche di relazione, le volontà reciproche e le intenzioni delle parti.