EQST

O Que Contabilidade Comercial E Qual Sua Aplicaço?

O que é contabilidade comercial e qual sua aplicação?

A contabilidade comercial é a área da contabilidade que analisa e controla o patrimônio das empresas comerciais. Essas empresas são as que lidam com movimentações de mercadorias. Este ramo de contabilidade está ligado a venda de produtos e serviços, mas não com suas matérias-primas.

Qual a importância da contabilidade comercial na vida das empresas?

A contabilidade é essencial para a manutenção de uma empresa no mercado, para a tomada de decisões e para uma boa saúde financeira. ... A contabilidade para empresas é responsável por mostrar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos.

Quando surgiu a contabilidade comercial?

Assim como a contabilidade, o comércio teve origem na Antiguidade, e um dos povos que mais fez uso desse método foram os fenícios, isso se deu devido à localização geográfica que facilitava o câmbio de mercadoria. Já no Brasil essa atividade foi desenvolvida no início do século XIX.

Qual é o campo de aplicação da contabilidade *?

Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, seja ou não de fins lucrativos. ... O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.

O que se estuda em contabilidade comercial?

Contabilidade comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.

Qual a principal atividade das empresas comerciais?

Empresas comerciais: são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – comércio atacadista.

Qual a importância da contabilidade na administração de uma empresa?

A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômica – financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.

Quando e como surgiu a Contabilidade?

A Contabilidade surgiu há 2.000 a.C com a necessidade controlar o patrimônio. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China. Sua evolução foi lenta até o aparecimento da moeda.

Quando surgiram as primeiras iniciativas para a aplicabilidade da Contabilidade?

A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809. ... Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade.

Quais são os principais ramos da contabilidade?

Você pode ter visto alguns ramos mais conhecidos, como a contabilidade financeira e a fiscal, mas existem ainda:
  • Contabilidade rural.
  • Contabilidade governamental.
  • Contabilidade imobiliária.
  • Contabilidade bancária.
  • Contabilidade internacional.
  • Contabilidade social.
  • Contabilidade ambiental.
  • Contabilidade comercial.
Mais itens...•10 de jul. de 2019

O que é uma atividade comercial?

É a atividade humana destinada a colocar em circulação a riqueza, aumentando-lhe a utilidade.

O que se enquadra em atividades comerciais?

Fábrica de roupas; ... Fábrica de computadores. Empresas comerciais: são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – comércio atacadista.

Como surgiu o nome Contabilidade?

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. ... Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.

Qual é a origem desta ciência tão importante como surgiu a Contabilidade?

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.