Consumo sensível aos ciclos econômicos como vestuário, utilidades domésticas, lazer, hotéis e restaurantes, também chamado de consumo discricionário.
Diferentemente do setor de consumo discricionário, o setor de consumo cotidiano é formado por empresas que participam em indústrias que tendem a ter demanda por seus produtos independente do momento do ciclo econômico, como distribuidores de alimento, bebidas, tabaco e consumo pessoal, como remédios e supermercados.
Por consumo cíclico queremos dizer que há setores e empresas que são fortemente afetadas por variáveis econômicas como inflação, taxa de juros, variação do câmbio, crises financeiras, aquecimento da atividade econômica etc. Ou seja, as vendas de um setor serão fortemente afetadas por esses fatores econômicos.
No setor de Consumo não-cíclico, estão os subsetores Agropecuária, Alimentos Processados, Bebidas, Comércio e Distribuição e Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza. São itens cujo consumo não está diretamente relacionado aos ciclos econômicos.
adjetivo Relativo a ciclo periódico: ano cíclico. Que volta por intervalos regulares: festival cíclico. [Figurado] Que volta ao início e começa novamente, em círculos. ... Etimologia (origem da palavra cíclico).
Ações cíclicas pertencem a empresas que possuem números de demanda e oferta cíclicos. Em algumas épocas do ano a demanda aumenta, mas a oferta não acompanha esse movimento, fazendo com que o produto ofertado fique mais caro, o que reflete positivamente no preço das ações.
Empresas listadas
Um processo que eventualmente retorna um sistema ao seu estado inicial é chamado de processo cíclico. Assim, o trabalho líquido realizado durante o processo deve ser exatamente igual à quantidade líquida de energia transferida como calor.