COLOSTOMIA = boca ou abertura colo + stoma + ia composto por três vocábulos ORIGEM: grega = STOMA Page 4 São orifícios abertos intencionalmente, através de intervenção cirúrgica, para comunicar órgãos ocos à superfície corporal dos pacientes. Favorece a administração de oxigênio, de alimentos e drenagem de efluentes.
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.
Os motivos que levam as pessoas a passarem por esse procedimento são variados, como: perfurações acidentais no abdômen, câncer de intestino, no reto e na bexiga, e em alguns casos, devido a algumas disfunções que impossibilitam o funcionamento desses órgãos.
Somente pela condição da ostomia, não há o direito a isenção de imposto de renda. Para ser elegível a este benefício é necessário que a pessoa tenha outros critérios acumulados, como a aposentadoria por invalidez, por exemplo.
Infecções graves, como diverticulite e inflamação de pequenos sacos no cólon. Doença inflamatória intestinal. Lesão do cólon ou reto. Bloqueio intestinal seja parcial ou total.
Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com um filtro de carvão. Ele é muito simples de ser usado e, além de eliminar o ar da bolsa coletora, evitando que ela infle. O efeito do carvão, além de retirar os gases, também tem ação protetora contra odores.