A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.
Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas por parte do indivíduo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Resposta: através de atos morais. Explicação: Fazendo com que a sociedade e o fututo veja forma igualitária a todos.
A Formação para a Cidadania busca estimular os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, permitindo-lhes trabalhar suas vivências no plano pessoal e coletivo.
A cidadania precisa ser construída por meio de ações conjuntas entre professor e aluno. O professor deverá assumir uma postura questionadora dos valores da sociedade, dominar noções de democracia, direitos humanos e incentivar os alunos à participação nas questões de transformações sociais.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
A educação contribui para formação da cidadania ativa, pois os seres humanos quando recebem educação estão aptos a exercer a cidadania ativa. Por meio da educação a pessoa pode conhecer todos os seus direitos e ainda por meio da educação pode exercer os seus deveres enquanto cidadão.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Ser cidadão é compor-se a uma sociedade. ... A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.
Resposta: Proteger a natureza; Proteger o patrimônio público e social do País. Como foi citado acima, para que a pessoa se torne um cidadão e esteja em pleno exercício com a sua cidadania, elas precisam ter acesso a direitos civis, políticos e sociais.
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas ...
A principal forma é obviamente por meio do voto, que anda bastante desgastado – já que basta eleger alguém para o legislativo e/ou para o executivo que o sujeito, na maior parte das vezes, é rapidamente cooptado pela cultura corporativista e egoísta dos nossos políticos e governantes.
Resposta. Alternativa correta: b) a conjunção entre direitos políticos, civis e sociais. A cidadania é o conjunto de uma série de direitos e deveres dos cidadãos: Os direitos políticos, relacionados com o direito ao voto e à participação política.
Resposta: a cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente, não só em termos de atendimento às necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de existência, incluindo o mais abrangente, o papel do homem no universo.
A luta pela cidadania é diária e é do cotidiano de todos pois envolve, ao menos um pouco, cada pessoa, sendo necessária ser mantida.
A cidadania não é somente exercida através do voto, mas principalmente pela efetivação da consciência cidadã. Em outras palavras, a cidadania é exercida a partir de uma maior empatia pelo próximo, no sentido de ajudar as pessoas, assim como através da contribuição para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Os deveres do cidadão
Ter direito é termos a possibilidade de nos expressar livremente, de ir e vir, de ter as próprias escolhas, de seguir qualquer religião, etc. Ter direito é não deixar que o Estado, ou outras pessoas criem obstáculos para nossa liberdade.