EQST

O Que Causou A Epidemia Da Dança?

O que causou a epidemia da dança?

O fenômeno teve início quando uma mulher, Frau Troffea, começou a interpretar passos frenéticos de dança numa rua da cidade de Estrasburgo aparentemente sem qualquer motivo. ... Isso foi feito na crença de que os dançarinos só se recuperariam se continuassem a dançar dia e noite.

O que causou a estranha epidemia de dança de 1518?

O caso começou quando a moradora Frau Troffea começou a dançar sozinha e sem música no meio da rua. À princípio, ela foi encorajada por palmas e gritos, mas não demorou muito para perceberem que havia alguma coisa errada. Troffea não parava de dançar. E continuou com os movimentos rítmicos durante seis dias.

Quem foi Frau Troffea?

A maior foi em 1518, em Estrasburgo, na França: uma mulher chamada Frau Troffea começou a bailar e, aos poucos, outras pessoas foram “contaminadas”. No pico, a epidemia acometeu 400 pessoas. Várias morreram de enfarte.

Por que a dança foi proibida em vários lugares por volta do século 12?

De 476 a 1453 – Idade Média Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para ma- nifestações e festas religiosas.

Onde as pessoas dançavam antigamente?

Egito: a dança no antigo Egito era ritualística e tinha características sagradas. Dançava-se para os Deuses, em casamentos e funerais. Grécia: a dança originou-se de rituais religiosos, os gregos acreditavam no seu poder mágico, assim os vários deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras.

Porque é que as pessoas dançam?

As pessoas dançam pois é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.

Por que a dança já foi proibida?

Na antiguidade, a dança era sagrada, e logo evoluiu para um rito tribal em honra aos Deuses. Por não aceitar outras crenças, a Igreja Católica medieval proibiu esses tipos de dança e a modernidade continuou o processo evolutivo apenas da dança recreativa.

Em que período da história a dança voltou com uma nova visão?

É apenas no renascimento que a Dança voltou a florescer, quando surgiu uma nova atitude em relação ao dualismo cristão, e os valores mundanos da vida e do corpo foram novamente exaltados.

Quais foram os primeiros seres humanos a dançar?

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Como a dança se desenvolveu ao longo dos anos?

Resposta: A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

Em que momento a dança foi proibida?

De 476 a 1453 – Idade Média Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para ma- nifestações e festas religiosas.

Porque a valsa foi considerada um escândalo na época?

Resposta:A princípio, a valsa era vista como vulgar, e até imoral, pelas classes sociais mais altas, e pela aristrocacia. Em alguns países europeus (na corte alemã e partes da Inglaterra) a valsa foi proibida, tamanho era o preconceito. Nas camadas populares, a dança ganhava cada vez mais adeptos.

Qual momento da história a dança foi desvalorizada é proibida?

Idade Média: nesse período, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.

Que período da história da dança sofreu?

Resposta: na idade média,pois nesse período,a dança,como todos os outros movimentos artísticos,sofreu um retrocesso.

Qual é a origem da dança brasileira?

A história da dança no Brasil remonta as primeiras expressões artísticas presenciadas. Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança.

Qual é a origem da dança?

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. ... Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos. Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI.

Como a dança se desenvolveu?

As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. ... Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI.

Como era a dança primitiva e para que ela serviu na evolução da humanidade?

Os primeiros passos de dança surgiram na pré-história devido à necessidade de comunicação entre os homens das cavernas. A dança primitiva também foi usada para rituais e oferendas durante o Período Neolítico, como colheitas, preparação para guerras e ritual de passagem para a vida adulta.

Quando é que apareceu a dança?

É uma forma de expressar os sentimentos, emoções e alegrias, através de movimentos coordenados. Datam que a dança tenha surgido no século XVI, e no século XIX surgiram as danças mais sensuais. Segundo os pesquisadores, a dança começou apenas batendo os pés no chão.

Porque a valsa foi considerada?

A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha). ... Importante pontuar que a valsa surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições das valsas como música.