Dermatite atópica: Irritação causada por fatores genéticos, ambientais ou alergias. A pele fica mais seca, com a formação de erupções e crostas. A coceira é o sintoma mais recorrente. As partes do corpo mais afetadas são joelhos e dobras dos braços.
O tratamento da dermatite de contato bem sucedido consiste basicamente em identificar o que está causando a reação. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.
Não, a dermatite atópica não tem cura. Mas a médica garante que tem tratamentos eficazes que ajudam a controlar os sintomas da doença, como o uso de medicamentos tópicos com corticoides e a fototerapia – um procedimento feito com raios ultravioleta.
Um ótimo tratamento caseiro para dermatite atópica consiste em colocar 1 xícara de farinha de aveia em 1 litro de fria e depois aplicar a mistura sobre a pele afetada por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e secar sem esfregar a toalha na pele.
A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.
O melhor sabonete para dermatite atópica? Conheça uma classe de sabonete conhecida como sabonete syndet. O pH da pele humana é levemente ácido, em média pH 5,5 conferindo uma proteção adicional contra microrganismos.
A pele de quem sofre com dermatite seborreica fica facilmente irritada até ao lavar o rosto. Lave o rosto com soluções leves, como uma água micelar, mas nunca use sabão, para não piorar a irritação. Os hidratantes nem sempre são bem tolerados. Entretanto, se a pele está tensionada, ela precisa de hidratação.
O que fazer: é necessário se afastar e evitar o contato com a substância que causa alergia. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Dexclorfeniramina, Loratadina, Hidroxizine ou pomadas com corticoide, por exemplo. Saiba mais sobre como identificar e tratar a alergia na pele.