O Que Carga Permanente Acidental?

O que carga permanente acidental

ABNT NBR 17094-1:2018 Potência nominal kW                 cv 0,037         1/20 0,06         1/12 0,09         1/8 0,12          1/6 0,18          1/4 0,25         ...

A revisão também engloba muitos outros locais que apresentam cargas acidentais, você pode conferir todos estes novos locais que agora são contemplados pela Norma na tabela acima, que antes não era tão abrangente assim. Inclusive, é bom destacarmos que alguns valores foram alterados com relação a última versão da Norma.

A determinação dos carregamentos que incidem sobre a estrutura é uma das fases mais importantes do desenvolvimento do projeto estrutural no que diz respeito à segurança

Com isto dito, torna-se indispensável que falemos sobre o porque dela ser uma Norma tão importante, tendo em vista que o cálculo estrutural é aquilo que, literalmente, irá garantir que a construção permaneça de pé. Investir em um bom engenheiro calculista jamais deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento para a segurança de sua obra.

Mas não precisa se preocupar, aqui nós te explicaremos o que mudou na revisão da NBR 6120, além de tudo o mais que você precisa saber sobre esta Norma tão importante para a construção civil.

Continue Reading

Continue Reading

Esses valores são utilizados para calcular a dimensão de pilares, vigas, suas armações, espessura de laje, entre outros elementos. Para espaços residenciais os valores variáveis giram entorno de 150 Kgf/m2, enquanto para espaços como uma biblioteca com estantes e livros, o valor a ser considerado é de no mínimo 600 Kgf/m2. Além desses também soma-se as cargas permanentes, que dependem do tipo do material e do sistema construtivo a ser utilizado. A partir desses valores, o projeto de estruturas pode reunir as especificações necessárias para a construção.

Seguindo a norma Cargas para projetos estruturais NBR 6120 onde fixa as condições exigíveis para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto...

Para quem trabalha como engenheiro calculista, e para todos que pretendem seguir esta área, a NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações, é aquela Norma que deve sempre estar debaixo do braço e na ponta do lápis.

É preciso que se estimem os carregamentos com certa precisão para que o dimensionamento dos elementos possa ser feito de modo a evitar o desperdício ou, o que é pior, a perda da estabilidade, que poderia resultar num colapso total.

Por fim, as cargas excepcionais são as que têm duração extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrência durante a vida da construção, mas que devem ser consideradas nos projetos de determinadas estruturas. De acordo com a NBR 8681 (ABNT, 2003), consideram-se como excepcionais as cargas decorrentes de causas tais como explosões, choques de veículos, incêndios, enchentes ou sismos excepcionais.

',bookmark.title,"

                     ',bookmark.title,

Além dos citados acima, também podem fazer parte da carga permanente de uma edificação as paredes divisórias, em que sua posição não esteja previamente prevista no projeto. Já para o caso dos pisos (que também é sempre bom lembrar que influenciam no peso final da estrutura), seu cálculo de peso pode ser adquirido admitindo-se uma carga uniforme distribua por metro quadrado, tendo sempre em mente o valor mínimo de 1 KN/m².

No Brasil, a NBR 6123 (ABNT, 1988) fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações. Uma ressalva é que essa norma não se aplica a edificações de formas, dimensões ou localização fora do comum, casos em que estudos especiais devem ser feitos para determinar as forças atuantes do vento e seus efeitos.

NBR 6120 (ABNT, 1980) prescreve os valores de cargas acidentais que devem ser usados para cada tipo de utilização. Os valores mais usuais podem ser visualizados na tabela abaixo.

Galeria de Imagens

A antiga NBR 6120 contava com 3 parágrafos para determinar as cargas permanentes, sendo que a revisão é muito mais criteriosa em como estas cargas serão quantificadas. A tabela listada acima com o peso específico dos principais materiais utilizados na construção civil é uma das novidades nessa revisão da Norma.

A revisão da Norma traz também referências a Norma Australiana e ao Código Europeu para o levantamento de cargas em funis, silos e em outras estruturas de armazenamento a granel. Esta revisão também traz uma seção específica focado no levantamento de cargas de hidrostáticas e empuxos.

A NBR 6120

Acima dizemos que a carga permanente independe da finalidade de sua obra, já aqui, na carga acidental, isto influencia diretamente. Pessoas, móveis, veículos e demais materiais que irão estar em sua obra devem ser levados em consideração neste cálculo, e claro, você não precisa saber exatamente o número de pessoas e móveis, mas sim seguir um valor médio pré-definido para cada tipo de estrutura.

Vários são os casos Brasil a fora de construções que desabam (casas, prédios, pontes, viadutos, etc) e a grande maioria acaba desabando por um motivo: erro de cálculo. Claro, inúmeros outros fatores fazem parte desta conta, mas um bom cálculo estrutural (desde que o projeto seja seguido a risca por quem o for executar) reduz a chance de quaisquer problemas futuros que você possa vir a ter.

As ações variáveis são essas que consideram o uso da edificação, bem como seu fluxo de pessoas, ou também algumas forças da natureza como o vento ou a temperatura. São ações que apresentam variações significativas durante o tempo de uso da edificação, a longo prazo. Segundo a norma, seus valores podem variar de 25 a 35% em 50 anos. Já as ações permanentes são aquelas que permanecem constantes ou têm pouca variação durante o tempo de vida da edificação, como o peso próprio da estrutura ou o peso de equipamentos fixos, por exemplo. 

Como se determina o momento Fletor máximo?

Para calcularmos o momento máximo, em teoria, temos que fazer a derivada da equação (-4X²+16X) e igualarmos a zero, dessa forma estamos calculando qual a posição em que a inclinação da reta é nula, em uma parábola isso só acontece em um único ponto./span>

Como calcular o momento resultante?

O momento resultante em relação a um determinado polo é igual à soma algébrica dos momentos de todas as forças aplicadas no objeto, em relação ao mesmo polo.

Como calcular o torque de um eixo?

Física

  1. M = Torque ou momento da força (N.m);
  2. F = Força aplicada (N);
  3. x = Braço de alavanca (m): distância entre o ponto de aplicação da força e o eixo de rotação.
  4. Quanto maior é o braço de alavanca, menor é a força necessária para que o sistema rotacione. ...
  5. M = F . ...
  6. 100 = F . ...
  7. F = 100 ÷ 0,4.
  8. F = 250 N.

Como se mede o torque de um motor?

No Brasil, geralmente ele é medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus./span>

O que é o Nm processador?

Os nanômetros de um chip medem a distância entre os transistores de sua estrutura, então um processador com arquitetura de 5 nm teve a criação realizada para que os transistores ficassem distantes 5 nm entre si./span>

O que é a litografia de um processador?

A litografia do processador é o processo de escultura dos componentes que formam o processador e afeta a possibilidade de aumento de performance dos chips. Ao longo do tempo várias características foram usadas pelo marketing das empresas para demonstrar a performance dos processadores./span>

Quantos nanômetros tem?

Um nanómetro ou nanômetro, antes conhecido como milimícron ou milimicro, é uma unidade de medida de comprimento do sistema métrico, correspondente a 1×10−9 metro ou 0,metro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro)./span>

O que é medido em nanômetro em um processador?

Primeiramente, é preciso entender que nanômetro é uma unidade de medida bem pequena. Para se chegar a 1 nm, basta dividir um metro um bilhão de vezes. Já na fabricação de chips, os nanômetros são usados para se referir o tamanho dos transistores dentro dos processadores./span>

Quando você ler a Palavra nanômetro ela te dá uma ideia de que?

Resposta. Quando se lê a palavra nanômetro ela te dá uma ideia de uma grandeza que é tão pequena, de tal forma que é representada em termos de nanômetros./span>