EQST

O Que Auditoria Prospectiva?

O que é auditoria prospectiva?

A auditoria prospectiva, ou auditoria prévia, avalia os pro- cedimentos antes de sua realização. Tem caráter preventivo, pro- curando detectar situações de alarme para evitar problemas.

O que é auditoria retrospectiva é prospectiva?

Diferente da auditoria retrospectiva, que avalia o que já ocorreu durante o atendimento, e a prospectiva, que visa avaliar o que será feito, a auditoria concorrente faz esse acompanhamento diário, se tornando uma ferramenta poderosa de gestão.

O que é auditoria prévia?

Pré-auditoria ou auditoria prospectiva – é uma avaliação dos procedimentos médicos antes de sua realização, ou seja, uma auditoria prévia do procedimento indicado ao paciente. Analisa-se a solicitação com o diagnóstico e exames realizados.

Qual a desvantagem da auditoria retrospectiva?

A desvantagem deste método se deve ao fato dos dados obtidos não beneficiarem este paciente diretamente, mas sim a assistência de maneira global e também ao fato de não permitir saber se algo foi feito e não foi anotado. Avalia resultados e corrige as falhas.

Qual é o objetivo da auditoria retrospectiva?

Auditoria Retrospectiva: ocorre após a alta do paciente e avalia pontos como: Prescrições médicas. Métodos de admissão do paciente. Métodos de cuidado assistencial.

O que é auditoria mista?

A Auditoria Retrospectiva revisa dados registrados no prontuário do usuário mediante padrões preestabelecidos. ... Algumas empresas utilizam a denominada Auditoria Mista, uma mescla das duas anteriores. A Auditoria de Contas é realizada na descrição da internação e/ou procedimento enviado à empresa contratante.

Qual a diferença entre auditoria retrospectiva e operacional?

Cerqueira (1977) descreve três tipos de auditoria aplicáveis ao serviço de enfermagem: Auditoria Retrospectiva, administração da qualidade dos serviços prestados após a alta do paciente; Auditoria Operacional corresponde o método concomitante ou concorrente (durante o ato do atendimento); Auditoria de Plano de Cuidados ...

Qual a vantagem da auditoria retrospectiva?

Auditoria Retrospectiva: ocorre após a alta do paciente e avalia pontos como: Prescrições médicas. Métodos de admissão do paciente. Métodos de cuidado assistencial.

Quais as principais características de uma auditoria retrospectiva?

A Auditoria Retrospectiva revisa dados registrados no prontuário do usuário mediante padrões preestabelecidos. Uma das propostas para trabalho desta auditoria é a que considera o número de altas/ mês e as relaciona com o número de prontuários a serem avaliados.

O que significa auditoria concorrente?

Auditoria Concorrente: ocorre durante sua internação, no qual enfermeiros responsáveis pelas contas visitam diariamente as enfermarias para conferir a legitimidade dos itens no prontuário. Em alguns hospitais, utiliza-se a o “check-list” como procedimento padrão para análise das contas.

O que é auditoria de resultados?

A Auditoria por Resultados é um tipo de ação que muitos auditores do Denasus, órgão federal e central do SNA, almejam implantar e executar para avaliar os resultados das políticas públicas de saúde e seus impactos, para evolução no quadro de saúde da população e bem estar social.

O que é auditoria de contas?

O que é uma auditoria de contas médicas? Em uma auditoria, são analisadas e avaliadas as condições contábeis de uma organização. Além disso, é verificada a conformidade das atividades executadas, dos serviços prestados, dos processos internos, entre outras possibilidades.

Qual é o principal objetivo da auditoria externa?

O que é a auditoria externa? Trata-se de uma atividade que analisa as demonstrações contábeis da organização para identificar possíveis falhas. ... Assim, a função da auditoria externa (também conhecida como independente) é examinar e atestar a integridade e veracidade das contas de uma companhia.

O que é auditoria operacional ou concorrente?

A Auditoria Operacional ou Auditoria Concorrente avalia os procedimentos durante seu acontecimento. ... Durante este processo, o auditor pode indicar outra opção de assistência ao usuário, como a assistência domiciliar ou o gerenciamento de casos crônicos.