Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar.
O custo de um ativo de construção própria é determinado usando os mesmos princípios aplicáveis a um ativo adquirido. Se uma empresa fabrica ativos semelhantes para venda no curso normal de suas operações, o custo do ativo é usualmente o mesmo que o custo de produzir o ativo para venda (Pronunciamento ibracon No.
Existem algumas etapas para um efetivo controle do ativo imobilizado:
Como Fazer o Inventário Patrimonial?
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Não são incluídos no valor contábil do bem, mas sim no resultado. Pode ser considerado como condição necessária para que um ativo pertença ao Ativo Imobilizado: a) Ser reconhecido contabilmente, somente se for sua propriedade jurídica.
O ativo permanente era considerado todos os bens de natureza duradoura de uma companhia e de caráter essencial, já que se destinavam ao funcionamento das atividades da organização. A mudança de nome foi em 2008, por meio de medida provisória, que depois virou lei.
Ativo Permanente é um grupo de contas contábeis que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa.