Resposta: O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
- A Arte Bizantina, herdeira de um passado rico, sintetizou as fontes estético-artísticas do Egito; - A arquitetura, tal como na arte Paleocristã, teve um lugar de destaque. ... A arquitetura tornou-se mais complexa e abandonou a construção de cúpulas sobre pendentes, passando a edifica-las sobre um tambor cilíndrico.
Muito utilizado na arte bizantina, principalmente no período Justiniano, o mosaico, que em geral era feito de pequenas pastilhas de vidro, cobria paredes internas e externas de igrejas e templos. Além de enaltecer a arquitetura, as imagens construídas com o mosaico tinham a intenção de orientar os cristãos.
Resposta. O ícone, pintura sobre madeira, foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina, que abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina resultou (A) do fim da autocracia do Império Romano do Oriente.
Fazer um mosaico é fácil, basta ir aplicando o material sobre a base escolhida. Pode ser um porta retrato, uma mesa, o piso...o que for. O problema é a paciência pra isso!! Por que pra ficar bonito você tem que usar pedacinhos pequenos (de papel, azulejo ou que for usar).
Resposta: O Império Bizantino foi uma continuidade do Império Romano do Oriente, que perdurou até o século XV, quando a capital Constantinopla (ou Bizâncio para os gregos, e hoje Istambul) foi conquistada pelos turcos-otomanos, em 1453.
Mehmed II
Istambul — que já foi a capital do Império Romano, Otomano e Bizantino, três dos maiores impérios da história —, surpreendentemente não é a capital da Turquia. Mesmo assim, é um dos destinos mais visitados e o mais populoso do país. O motivo? O local é simplesmente a cidade historicamente mais rica do mundo.