Agora, em termos mais técnicos, a argamassa é uma massa homogênea feita de agregados e aglomerantes inorgânicos. Ou seja, areia, cimento ou cal e água. Aditivos ou adições contendo propriedades de aderência e endurecimento também podem ser acrescidos à mistura.
As argamassas são compostas por uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, usadas para o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies. Podem ou não conter aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento – dosadas na obra ou através de processos industriais.
Por apresentar essas condições, o graute pode ser utilizado em outras aplicações, como preenchimento de colunas de alvenaria estrutural; reforço e recuperação de estruturas; encamisamento; fixação de máquinas e equipamentos a uma base (para suportar a distribuição de cargas uniformes) e até mesmo ancoragem e ...
A relação dos materiais utilizados para argamassa é dada em proporção de volume, sempre na ordem: Cimento – Cal – Areia. Por exemplo, o traço 1:2:8 indica que são necessárias 8 latas de areia e 2 latas de cal para cada lata de cimento.
Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso recorrer à informação de rendimento médio do saco, indicada pelo fabricante do material. Em média, são necessários 5 kg de argamassa para revestir 1 m² de área.
O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.
Características Técnicas