Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anomalias ou defeito congênito fetal são anormalidades funcionais ou estruturais, identificadas desde a vida uterina e/ou ao nascer.
Doenças congênitas
As malformações mais encontradas no período de avaliação foram: cardiopatias congênitas (19; 15%), hidrocefalia (16; 12,6%) e gastrosquise (14; 11%). Quanto à evolução dos recém-nascidos durante o internamento, 48,8% receberam alta hospitalar, 39,4% foram a óbito e 11,8% foram transferidos para outros serviços.
Malformações congénitas (no Brasil grafa-se congênita) podem ser definidas como "todo defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento devido à causa genética ambiental ou mista" (OPAS, 1984) Essa definição abrange todos os desvios em ...
Uma característica é congênita quando está presente no indivíduo desde o nascimento, ou surge no primeiro mês de vida.
Os defeitos congênitos podem ser classificados de acordo com o seu tipo: Anomalia estrutural: Síndrome de Down, Defeito na formação do tubo neural, alterações cardíacas; Infecções congênitas: Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis ou clamídia, toxoplasmose, rubéola; Consumo de álcool: Síndrome alcoólica fetal.
A Deficiência Congênita é aquela que existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intrauterina. Já a Deficiência Adquirida, é aquela que ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações (BRASIL, 2006).
Os defeitos congênitos, também chamados anomalias congênitas, são anomalias físicas que ocorrem antes de o bebê nascer. Eles costumam ficar evidentes já no primeiro ano de vida. A causa de muitos defeitos congênitos é desconhecida, mas infecções, a genética e certos fatores ambientais aumentam o risco.
Significado de Congênito adjetivo Particularidade ou característica de uma pessoa que a acompanha durante toda a sua vida (antes de ou a partir de seu nascimento). Que nasce com o indivíduo; que se manifesta de modo natural; inato.
Nesse caso, ela se torna genética. É importante destacar que toda doença hereditária é congênita, podendo não se manifestar no nascimento, mas nem toda doença congênita é hereditária. As doenças congênitas não possuem uma única causa responsável.
As doenças congênitas manifestam-se desde o nascimento e em muitos casos não estão relacionadas com uma herança dos pais. Podem ser o resultado de um defeito adquirido no útero, depois da fecundação. As doenças hereditárias podem se manifestar desde o nascimento ou surgir posteriormente.