Comumente os imigrantes clandestinos são vítimas de trabalho escravo e de situações de extrema vulnerabilidade, como a prostituição e a exploração infantil. Convém também diferenciar emigração e imigração.
Migração pendular: Migração diária, cotidiano do deslocamento de uma pessoa. Migração sazonal: Migração feita por causa das estações do ano, onde um ser se desloca temporariamente. Êxodo rural: Migração feita da transferência do campo para a cidade. Êxodo urbano: Migração feita da transferência da cidade para o campo.
A síntese expositiva dos resultados obtidos permite concluir que aprendizagem do idioma, dificuldade de obtenção de documentos para regularização migratória, dificuldade para conseguir emprego, racismo, discriminação racial, revalidação de diploma e reunião familiar são alguns dos principais desafios e dificuldades ...
O Plano de Gestão da Imigração Induzida Pelo Projecto estabelece uma estrutura para o planeamento do desenvolvimento e gestão de mudanças. Esta estrutura visa aumentar a probabilidade de resultados positivos relacionados ao projecto, ao mesmo tempo em que evita, minimiza ou mitiga os possíveis impactos negativos.
Para este ano, o lema da Marcha é “Pelo Fim da Invisibilidade dos Imigrantes”, uma alusão às dificuldades que os imigrantes possuem para se expressar junto ao poder público, nos eventos ligados à temática que não incluem migrantes nos debates, entre outras situações.
A invisibilidade consiste na característica de um objeto não ser visível, o que no caso dos seres humanos consistiria no fato da luz visível não ser absorvida nem refletida pelo objeto em questão.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.