A Saúde pode ser definida como um estado de completo bem estar físico, mental e social, onde um indivíduo está livre de qualquer tipo de doença e se sente bem fisicamente. Já a Nutrição é a área que cuida dos alimentos ingeridos.
O objectivo fundamental do ensino da Patologia Geral e da Nutrição é o de conseguir que os estudantes fiquem capazes de utilizar o estudo das lesões (morfológicas, imunológicas, bioquímicas, moleculares, etc.)
A nutrição é um processo biológico em que os organismos, através da ingestão de alimentos, absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais. É também ramo das ciências biológicas que estuda e se aprofunda nesse processo, além de relacioná-lo com o bem-estar ou o desenvolvimento de doenças.
A nutrição humana é uma ciência que se ocupa do estudo dos processos relacionados à obtenção de nutrientes pelos seres humanos através da alimentação. A via comumente utilizada para a alimentação humana é a boca. Além da alimentação por boca, um indivíduo pode utilizar a via enteral e/ou parenteral.
A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.
O ser humano é considerado onívoro pois temos dentes menos desenvolvidos que os carnívoros e molares menos complexos que os herbívoros.
Isso ocorre porque o animal carnívoro se alimenta de outro animal que ocupa o status de consumidor que é o herbívoro, sendo o herbívoro o primário, aquele animal é o secundário. Carnívoro que come apenas herbívoros = consumidor secundário. Carnívoro que come herbívoros e outros carnívoros = consumidor terciário.
Carnívoros estritos: alimentam-se exclusivamente de carne e não possuem os órgãos necessários e responsáveis pela digestão de alimentos vegetais. Eles consomem mais de 70% de carne. Carnívoros flexíveis : geralmente consomem carne, mas o seu corpo é adaptado para digestão de alimentos vegetais.
Animais se alimentam de seres autótrofos Os animais herbívoros são seres adaptados para comer seres vivos autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento, como folhas, algas, frutas e algumas bactérias e fungos. ... Os animais herbívoros também são conhecidos como consumidores primários.