FDSR é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 16725, e se tornou obrigatória em 6/7/2012. Esse documento tem o objetivo de orientar, armazenar e descartar resíduos químicos e está destinada a todas as empresas que geram resíduos químicos perigosos.
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) contém informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente. Em alguns países, essa ficha é chamada de Material Safety Data Sheet - MSDS.
A ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ) fornece informações sobre vários aspectos de produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente. ... A FISPQ deve ser aplicada a um produto químico como um todo. A FISPQ não é um documento confidencial.
Produtos Químicos são produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos de substâncias puras, compostas e misturas. Podem ser naturais ou sintéticos.
A FISPQ é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos. A FISPQ é o meio de o fabricante do produto divulgar informações importantes sobre os perigos dos produtos químicos que fabrica e comercializa. Como temos acesso a FISPQ? ... Ela um direito de quem adquire o produto.
A elaboração da FISPQ A FISPQ deve sempre estar acessível a todos aqueles que desempenham alguma função que envolva o produto químico. A primeira etapa consiste na identificação do produto e da empresa, ou seja: o nome do produto químico, o nome da empresa, telefone de contato e endereço físico.
A FISPQ é um documento que todas as empresas que comercializam produtos químicos devem providenciar. Quando uma companhia adquire um lote de substâncias químicas, esse relatório deve ser entregue junto com o carregamento. ... Cada produto químico perigoso deve ter a sua FISPQ própria.
São considerados produtos perigosos para o transporte terrestre quaisquer produtos que tenham potencial de causar dano ou apresentar risco à saúde, segurança e meio ambiente, classificados conforme os critérios estabelecidos na Resolução ANTT nº. 5232/16 e no Manual de Ensaios e Critérios publicado pela ONU.
Número ONU é a padronização internacional para a identificação de substância ou artigo perigoso. Composto por quatro algarismos fica na parte de inferior do painel de segurança.
O curso MOPP é uma especialização para os motoristas que realizam o transporte de produtos perigosos. O treinamento tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte deste tipo de material.