Formação, nascimento e crescimento dos dentes na arcada dentária (maxilar superior e maxilar inferior). Distinguem-se dois tipos de dentição: a dentição temporária, primeira dentição ou dentição de leite, e a dentição definitiva ou permanente.
Os dentes de leite – dentes decíduos ou dentição temporária – são os primeiros dentes que nascem na carga dentária de um ser humano e de outros mamíferos. Esses dentes são compostos por estruturas um tanto semelhantes às presentes nos dentes permanentes, aqueles que nascem posteriormente e os substituem.
Denominada como dentição decídua, ela influencia no desenvolvimento da fala, mastigação e oclusão. Já nos seis meses de vida, o bebê começa a apresentar os primeiros incisivos centrais inferiores. Ao todo, constituem-se 20 dentes de leite na boca da criança até, aproximadamente, os seis anos de idade.
A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.
Os grupos dentais da dentição permanente são os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares. Aqueles que estão completamente presentes na dentição decídua são apenas os incisivos e os caninos, não havendo terceiros molares e pré-molares neste momento.
Quatro Tipos Diferentes de Dentes, Seus Nomes e Suas Funções
Os molares: (54, 55, 64, 65, 74, 75, 84 e 85). São responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Ao todo, são oito dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.
Arcada Inferior Esquerda: 71 - Incisivo Inferior Esquerdo, 72 - Incisivo Laterl Esquerdo, 73 - Canino Inferior Esquerdo, 74 - Primeiro Molar Inferior Esquerdo, 75 - egundo Molar Inferior Esquerdo.
Não. Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre. Mas, na maioria das vezes, surgem os quatro sisos mesmo: dois superiores e dois inferiores.
Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis. Entretanto, isso depende muito da avaliação do profissional e das necessidades de cada paciente.