A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga que pode ser encontrada na natureza. Seu valor é igual a 1,6 .
A carga elementar é aquela carga elétrica transportada por um único próton ou, de maneira equivalente em módulo, por um único elétron. Ela é exatamente 1,× 10-19 C e, convencionalmente se utiliza as letras e ou q e para denotá-la.
Carga Elétrica Quantizada significa que ela só pode assumir valores discretos ou seja, não pode assumir qualquer valor, apenas valores inteiros múltiplos de uma carga fundamental, que é a carga do elétron, -1,6 x 10 elevado a menos dezenove coulomb.
Em Física Moderna uma grandeza é dita quantizada, ou discreta, quando não apresenta valores contínuos. Por exemplo, suponha que haja uma quantidade de água sendo aquecida em uma panela de alumínio. Quando o cronômetro está zerado, a água está a 15 graus Celsius.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
Esse modelo explica que os elétrons absorvem energia e depois liberam como luz. Essa energia existente nos elétrons encontra-se disponível para esse processo, então Bohr denominou de energia quantizada. Algum tempo depois outras pesquisas concluíram que a energia quantizada dos elétrons forma os níveis de energia.