Para evitar rachaduras, são necessários diversos cuidados na aplicação do piso de cimento queimado. Um dos mais importantes é posicionar juntas de dilatação no mínimo a cada 2 metros. Isso significa que o piso terá alguns pequenos cortes de 2 a 3 milímetros com finas junções de material plástico.
Rachadura na diagonal significa recalque diferencial na fundação, ou seja, uma ou mais sapatas estão afundando de forma desuniforme, caso sua casa esteja estruturada, ou seja com fundação, pilares e vigas.
A técnica para obter o piso de cimento queimado perfeito consiste em jogar cimento em pó sobre o piso de argamassa ainda mole e úmida, fazendo o acabamento (queima) do piso com uma desempenadeira metálica lisa ou espátula.
Considerando que não pode haver bolhas dentro dela, o melhor modo de fazer isso é colocar uma de suas pontas em um balde com água, num lugar elevado, e sugar a outra extremidade com a boca. Mangueira pronta, é hora de tirar o nível do terreno.
Tirando o nível com uma mangueira
Abra uma lata de óleo de linhaça e despeje-o em um balde. Insira um esfregão no óleo e aplique-o no chão até que toda a superfície esteja coberta. Todo o piso deve estar úmido, mas sem formar poças. Deixe o piso secar por 24 horas.