É possível o dente do siso não nascer? Verdade. Algumas pessoas não têm os terceiros molares, pois eles nascem sem o germe, ou seja, a base que dá vida ao dente.
“Antigamente nos alimentávamos de comidas mais duras, como brotos, sementes e raízes, que exigiam mais trabalho por parte dos maxilares para triturá-los. Hoje em dia, a exigência é menor, pois os alimentos são cozidos e processados”, explica. Devido a essa evolução, é possível prever a extinção do quarto molar, o siso.
Alguns alertas de que ele está inflamado são dor de dente aguda ou com sensação latejante, dor na área próxima à mandíbula, dor de cabeça e vermelhidão no local de nascimento do siso.
Dente do siso incluso Esta situação normalmente acontece quando não existe espaço suficiente para o seu devido posicionamento na arcada dentária, ou quando o mesmo se encontra em posição “horizontal” ou “deitado”, dentro do osso maxilar, não permitindo assim a sua erupção.
O tratamento de canal pode ser feito em qualquer dente e normalmente é feito no siso quando este está em função e bem posicionado ou quando o siso servirá de apoio para uma prótese.
Dente incluso ou impactado é aquele elemento dentário que, apesar de totalmente desenvolvido, não conseguiu erupcionar no período adequado. Os dentes não erupcionam principalmente devido a falta de espaço na arcada dentária.
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre. Mas, na maioria das vezes, surgem os quatro sisos mesmo: dois superiores e dois inferiores.