No caso do brilho dos vaga-lumes, sua finalidade é a procriação. Machos e fêmeas brilham, mas quem começa o show de luzes, após o cair da noite, são os machos. ... Algum tempo depois, são elas que passam a emitir luzes, a fim de atrair os machos que voam por perto. São muitas espécies de vaga-lumes.
“A maioria das espécies de vaga-lumes cresce como larvas em madeiras e detritos às margens de lagos e riachos. Normalmente eles permanecem próximos à área onde nasceram, como pântanos, florestas e campos”, explica um artigo publicado em um site dedicado a esses animais brilhantes.
No Brasil, um dos melhores destinos para encontrá-los é na Vila de Santa Bárbara, na cidade de Augusto de Lima (MG), onde fica o ainda pouco explorado “Campo dos Vagalumes”.
Dizem os antigos que encontrar vaga-lume é sinal de “bom presságio”. ... E matar um bichinho desse é o mesmo que espantar a felicidade de casa.
“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”, de acordo com a Selangor Declaration.
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência. ... Isto porque a iluminação de centros urbanos interfere na reação química que ocorre no corpo do inseto.
A agricultura intensiva, o uso de fertilizantes, pesticidas e inseticidas em geral, está contribuindo para o desaparecimento de muitas espécies de borboletas. ... A substituição, nos jardins das residências e parques públicos, de plantas nativas, por espécies estranhas à flora local também contribui para o problema.
Como atrair vaga-lumes
Como atrair: Para atrair Joaninhas deve-se plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.
Vagalumes podem ser capturados com uma Rede de Insetos (Bug Net) pressionando a tecla Espaço quando estiver próximo. Por eles não reaparecerem, são considerados um recurso finito.
Para fazer uma casa menorzinha, corte um pau de bambu ao meio e pendure-o com um arame. Essa é uma forma supersimples de fornecer abrigo para as joaninhas. As joaninhas adoram a urtiga-comum e outras plantas de jardim. Plante algumas perto da casinha para atrair mais visitantes.
Por este fato, a joaninha está associada à boa sorte, à felicidade, ao equilíbrio e à harmonia. Para os chineses, a joaninha representa a boa sorte e é uma mensageira do Divino. Na França, existe uma superstição que se uma joaninha pousar em uma pessoa, será aviso de renovação e transformação em sua vida.
Há cerca de 6000 espécies na família, distribuídas por mais de 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça, além de outras características.
As joaninhas são alguns dos insetos mais bonitos e apreciados pelos agricultores. Quando pensamos em uma joaninha, pensamos em um inseto com uma cabeça preta e uma parte traseira vermelha com suas características manchas pretas, embora existam muitas variedades de cores e formas.
Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.