EQST

Em Que Medida A Viso De Locke Se Diferencia Dos Argumentos De Hobbes Para Que O Estado De Natureza?

Em que medida a visão de Locke se diferencia dos argumentos de Hobbes para que o estado de natureza?

Segundo Locke, o homem é naturalmente bom, suas experiências, sua sociedade vão moldá-lo para o bem ou mal. Já para Hobbes, o homem é naturalmente mau, e isso gerará o caos (guerra, violência), o contrato social seria uma forma de obter a tranquilidade, paz em troca da liberdade.

Qual é a diferença entre as ideias de Thomas Hobbes e John Locke?

Resposta. Resposta: A diferença é que Thomas Robbes defendia a ideia das pessoas abandonarem seu estado de natureza, concedendo o poder a um soberano em troca de segurança. Já Jhon Locke defendia que o ser humano não deve vender seus direitos ao Estado em troca de segurança, já que esse é o dever do Estado.

Que diferença há entre o contratualismo de Hobbes para o de Rousseau?

No entanto, contra Hobbes, Rousseau defende que a vontade do individuo é inalienável e irrepreensível, pois abdicar desses direitos é renunciar a sua própria condição de homem. ... O único aspecto que une Hobbes e Rousseau é que ambos são chamados de contratualistas, ou seja, defendem que um CONTRATO dá origem ao Estado.

Como viviam os homens antes de se organizarem em sociedade segundo John Locke Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau?

Segundo Locke, o homem vivia num estado natural onde não havia organização política, nem social. Isso restringia sua liberdade e impossibilitava o desenvolvimento de nenhuma ciência ou arte. ... Por sua parte, o Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens tais quais a vida, a liberdade e a propriedade privada.

O que defende a teoria contratualista?

O contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.

Qual a teoria de John Locke sobre o contrato social?

Nesse sentido, Locke compreende o contrato social como uma possibilidade de amenizar a violência e invasão à soberania da propriedade privada. Porém, diferente de Hobbes, Locke acredita ser essencial um Estado dividido e a garantia da desobediência civil, isto é, de a população possuir direito de rebelião.

Quais as principais ideias defendidas por Rousseau?

As principais ideias de Jean Jacques Rousseau começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.

Quais eram as principais ideias defendidas por Rousseau?

Os aspectos principais que definiram o pensamento social de Rousseau foram: a concepção de que a natureza humana é boa (o que o colocou frontalmente em oposição ao filósofo do século XVI Thomas Hobbes) e de que, derivada dessa concepção, a sociedade é quem a corrompe.

Porque Voltaire acreditava que o poder do rei deveria ser limitado?

Voltaire condenava o Absolutismo, porém defendia a necessidade de uma Monarquia centralizada em que o rei seria assessorado pelos filósofos e estabelecesse uma política capaz de fazer reformas de acordo com os interesses da sociedade. ... Voltaire faleceu em Paris, França, no dia 30 de maio de 1778.

Onde Voltaire morreu?

Paris, França

Quais eram de acordo com o texto a principais ideias de Voltaire?

Principais Ideias Voltaire defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos. Foi um crítico severo das instituições religiosas, bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa.

Quais são as principais marcas das ideias iluministas?

O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.

Qual foi a contribuição das ideias de Voltaire?

Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. ... Pode-se concluir que o iluminista Voltaire foi de grande importância para o desenvolvimento da literatura de entretenimento moderna, que hoje é muito importante para a formação dos leitores, particularmente dos leitores infanto-juvenis.

O que Voltaire dizia sobre a liberdade de expressão?

O Iluminismo consagrou a liberdade de pensamento e expressão como um direito natural do homem. ... A respeito, teria dito Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.

O que Voltaire acreditava?

Voltaire não era ateu e reconhecia Deus como princípio explicativo do universo: “Se Deus não existisse seria necessário inventá-lo”. Também acreditava que Deus é uma verdade rigorosamente demonstrável: “Eu existo, logo algo necessário e eterno existe”.