1918. d. 1969. A resposta correta é: 1959.
Quando NÃO chamar o SAMU: No transporte para realização de exames; Transporte para internação hospitalar; Nas situações clínicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde etc.); Em situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar.
Dicas para quem ligar para o Samu: Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma está presa às ferragens; Ligue para o 192 e siga as orientações do médico regulador; Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização; ... Não dê água aos acidentados.
Relembrando: a prioridade é chamar SAMU (192) ou Bombeiros (193). Caso você precise levar um paciente emergencial, esteja sempre consciente de suas manobras, pois os riscos de acidentes nessa situação aumentam exponencialmente.
Quando ligar para o 193: Incêndios em residências, empresas, estruturas e em vegetação. Acidentes de trânsito com vítimas. Afogamentos. Acidentes domésticos (queimaduras, intoxicação, explosões e ferimentos em geral).
Veja abaixo algumas situações para chamar os bombeiros:
Quando ligar para o 193:
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
O Samu atende pelo telefone 192 e o cidadão deve entrar em contato em caso de emergências que envolva problemas cardiorrespiratórios, intoxicações alimentares, afogamentos, queimaduras graves, entre outras situações.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Samu – Telefone 192.
Fique calmo!
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.