Modo de Preparo
Folhas de Guaco
Originário da América do Sul, com ocorrência também no Uruguai, Paraguai e Argentina, o guaco é uma trepadeira de grande porte, que pode atingir de 2 a 3 metros de altura, e com folhagem densa e perene. Os ramos castanho-esverdeados são cilíndricos, lenhosos e estriados.
Modo de preparo: Leve a água para ferver com a canela, alho e gengibre. Depois, desligue e adicione o limão e as folhas de guaco. Deixe em infusão por 30 minutos. Sirva.
APIGUACO® EDULITO é um medicamento fitoterápico indicado para tratamento de problemas respiratórios como bronquite, gripe, resfriado, tosse e asma.
Edulito - são formas farmacêuticas líquidas para uso oral isenta de sacarose, também conhecidas popularmente como “xarope sem açúcar” ou “xarope para diabéticos”. ... Xarope - são preparações farmacêuticas que contêm açúcar, como a sacarose e podem conter substâncias flavorizantes/aromatizantes (morango, framboesa).
Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
Expectorantes caseiros e naturais
4 dicas para parar a tosse noturna
Outros remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são:
A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma.
O que causa tosse? A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.
Após as refeições é comum que uma pequena quantidade do líquido reflua do estômago para o esôfago. Isso é chamado de refluxo fisiológico, que não é uma doença e nem causa problemas, pois sua freqüência e duração são curtas e porque a saliva que deglutimos “lava” o esôfago constantemente.