O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é uma técnica que pode ser realizada por enfermeiros habilitados, e sua inserção é empregada em uma veia periférica, com progressão até a veia cava superior ou inferior, assumindo característica de cateter venoso central.
Os curativos para cateteres utilizados em hemodiálise, seguem a orientação dos demais curativos para cateteres venosos centrais. Devem ser feitos com gaze estéril ou filme transparente, com o objetivo de cobrir o local de inserção. Um dos curativos transparentes utilizados é o filme transparente Tegaderm™.
O cateter de Permcath é um pouco diferente do Portocath que já mostramos. A função principal dele é permitir a hemodiálise, procedimento de filtragem do sangue, para aqueles que estão com os rins falhando.
Existem três tipos de acessos possíveis:
O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, por meio de anestesia local. Ele é uma opção, geralmente, temporária para os pacientes que não têm uma fístula e precisam fazer o tratamento dialítico.
O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em veia central, geralmente a veia jugular no pescoço, mas pode ser implantado na subclávia ou femoral.
O Cateter de Permcath é um pouco diferente do Cateter de Shilley. Mesmo que ambos sejam para sua principal função, que é permitir a hemodiálise ao paciente, o cateter de Shilley é muito utilizado como procedimento temporário, outras vezes é um procedimento de transição para a fístula, e outras vezes, é definitivo.
O Cateter de Duplo Lúmen (CDL) constitui o acesso vascular temporário mais utilizado para hemodiálise. O acesso é estabelecido através da inserção percutânea em uma veia calibrosa. Os locais mais comuns de inserção do CDL são a veia subclávia, femoral e jugular interna e sendo esta, a veia de primeira escolha.
O Cateter venoso central, de duplo lúmen está indicado para uso em pacientes que necessitam de administração intravenosa de fluidos, sangue e hemoderivados, drogas e soluções de nutrição parenteral, assim como coleta de sangue para amostra.
O cateter nasal é utilizado para administrar oxigênio de baixo fluxo (1 a 5 lpm) em pacientes adultos e pediátricos. Sua utilização é simples e permite que o paciente mantenha suas atividades diárias, como falar e comer, sem dificuldades.
Quando usar o cateter de duplo j? Comumente é usado após cirurgias para o tratamento de cálculos nos rins e ureter. Pode ser usado também em qualquer cirurgia abdominal em que exista o risco de obstrução ao fluxo normal de urina.
Os cateteres INTRA estão indicados como acesso vascular central, nutrição parenteral, tratamento da dor, coleta ou perfusão de sangue, preservando assim a rede venosa periférica e reduzindo a troca regular de cateteres periféricos. CARACTERÍSTICAS : Redutor de Sutura.
O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.
Tipos de acesso venoso central