Tatiana citou que no Japão o shiatsu é feito para prevenir doenças. Já Murielly complementou: “geralmente pode ser uma técnica que gera dor e consequente alívio pela pressão dos pontos”. As duas profissionais citaram sete benefícios resultantes da massagem. Confira mais sobre cada um deles:
Já fez massagem antes, então comente se as dicas estão de acordo com a sua experiência, e se você foi atendido como mostra o infográfico. O seu comentário é muito importante para melhorar nossos serviços.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Segundo os ensinamentos da medicina tradicional, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, resfriados, gripes, dores musculares e no corpo.
É recomendado que o (a) paciente consulte seu (a) médico (a) antes de iniciar o tratamento com a técnica shiatsu, pois, como vimos acima, existem diversas contraindicações. Portanto, inicie as sessões de shiatsu apenas se seu (a) médico (a) der o aval.
Vai agendar sua sessão? Então veja esse infográfico sobre “Como se preparar para a sessão de massagem“.
3. Agende uma consulta inicial: marque uma consulta inicial com o terapeuta para conhecer seu trabalho e tirar suas dúvidas. Observe se ele é atencioso, empático e se você se sente confortável em sua presença.
Durante uma sessão de Shiatsu, o terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos, os cotovelos e até mesmo os pés para aplicar pressão nos pontos de acupuntura e nos meridianos. Essa pressão estimula o fluxo de energia e ajuda a restaurar o equilíbrio do corpo. Além disso, o Shiatsu também pode envolver alongamentos suaves e técnicas de manipulação para relaxar os músculos e promover a circulação sanguínea.
Embora seja possível fazer alguns movimentos simples de Shiatsu em casa, é sempre recomendado buscar um terapeuta qualificado para obter os melhores resultados e evitar possíveis lesões.
Estudos apontam que, quando feita da maneira correta, a massagem shiatsu ajuda a estimular a circulação sanguínea. Outro ponto importante é que ela também é benéfica no tratamento de pessoas com problemas digestivos, com a constipação.
Se você sofre com estresse diário, ansiedade ou se sente muito tenso depois de uma semana de trabalho, receber a shiatsu pode ser uma maneira de descansar. Já existem pesquisas que mostram os efeitos positivos da massagem em reduzir sintomas de ansiedade, além de aumentar a produção de serotonina e dopamina.
Ainda assim, está em dúvida quanto a que técnica de massagem quer receber? Clique aqui e veja qual terapia corporal é perfeita para você.
O Shiatsu busca restaurar esse equilíbrio energético através da pressão nos pontos de acupuntura e dos meridianos. Ao liberar a energia estagnada e estimular o fluxo saudável, é possível promover a cura e melhorar a saúde geral do indivíduo.
A prática de shiatsu pode lhe ajudar a ter uma boa noite de sono. Em uma análise sobre o impacto da massagem terapêutica em pessoas com dores crônicas, os cientistas perceberam sua eficácia em facilitar o sono desses indivíduos.
O shiatsu é um ótimo complemento no tratamento de algumas doenças e seus sintomas. Mas é importante consultar seu (a) médico (a) para saber se a técnica é adequada para suas necessidades.
Embora o Shiatsu possa ser praticado a qualquer momento do dia, existem momentos em que ele pode ser especialmente eficaz. De acordo com a medicina tradicional chinesa, os meridianos têm diferentes níveis de energia ao longo do dia. Portanto, recomenda-se praticar Shiatsu pela manhã para estimular o corpo e despertar a energia vital. À noite, antes de dormir, o Shiatsu pode ajudar a relaxar e preparar o corpo para um sono reparador.
O Shiatsu pode ser benéfico durante a gravidez, mas é importante consultar um terapeuta especializado em gestantes, que conheça as precauções e adaptações necessárias para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Esta massagem deve ser feita por especialistas com formação específica, pois ela usa pressão em locais específicos do corpo, através dos dedos, palma das mãos ou cotovelos, de forma a aliviar esses pontos de tensão, provocando relaxamento corporal.
O Shiatsu pode ajudar a aliviar dores musculares, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico e promover o relaxamento profundo.
Fazer a massagem shiatsu pode trazer diversos benefícios à saúde, de acordo com os praticantes da medicina tradicional chinesa. Porém, não existem muitos estudos a respeito dos efeitos positivos da massagem terapêutica. Desta forma, ainda é preciso realizar mais pesquisas para poder explorar todas as possibilidades do shiatsu nos seres humanos.