A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.
Em estados avançados, em que a cárie já atingiu a polpa do dente, há risco de infecção e formação de abscesso (pus) na raiz. Antigamente, nesse estágio a única alternativa era extrair o dente, mas atualmente é possível lançar mão de um tratamento de canal radicular. Embora tenha fama de ser muito doloroso, esse procedimento é feito sob anestesia e não difere muito do tratamento de cáries mais superficiais.
Como resultado, verificou-se que o uso do óleo de gergelim reduziu a placa bacteriana, a gengivite e o número de bactérias na boca de forma tão eficaz quanto o enxaguatório bucal com clorexidina.
Pode-se misturar 1 colher (café) de bicarbonato com 1/2 colher (chá) de água e escovar os dentes ou fazer bochecho com uma solução de 3 colheres (chá) de bicarbonato em 1 xícara (chá) de água.
Os sintomas variam conforme a evolução da cárie. Inicialmente, uma placa bacteriana — uma espécie de película formada por micro-organismos — se forma sobre o dente, provocando manchas esbranquiçadas e opacas.
Assim como as cebolas, o alho também é muito nutritivo, rico em antioxidantes e bastante eficiente na inibição das histaminas pelos mastócitos. Também é utilizado como tempero no preparo da maioria dos pratos, mas é bastante eficaz quando utilizado em forma de chá para a prevenção de doenças respiratórias.
Nesse contexto, fica um apelo aos governantes que desenvolvam políticas públicas que tornem mais acessíveis os cuidados odontológicos, principalmente aos mais pobres e às comunidades mais isoladas.
Uma forma de evitar a placa bacteriana e o tártaro que se acumula ao redor do dente, danificando o esmalte, é fazendo bochecho de sal e água. Basta enxaguar sua boca com essa mistura toda vez que você terminar de se alimentar. Essa alternativa é uma boa para momentos onde você não tem nenhuma escova de dentes por perto.
Lavar bem as folhas de agrião e escorrer. Bater todos os ingredientes no liquidificador, até formar uma mistura bem homogênea. Pode-se beber o suco de agrião de 2 a 3 vezes ao dia.
Um bom remédio caseiro para a bronquite é o chá de alho por ser rico em alicina e outros compostos antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, combatem vírus e bactérias e combatem a tosse, facilitando a eliminação das secreções.
É também membro do Conselho de Administração da Coordenação de Investigação da Faculdade de Medicina da UCV. Atualmente é médico de cuidados primários no Centro de Saúde Fuente de San Luis, Valência, Espanha.
As cáries são pequenos orifícios no dente que são ocasionados pelo desgaste. Elas se formam devido ao acúmulo de placas e bactérias na superfície dentária, má higiene e, de acordo com alguns dentistas, devido à falta de minerais essenciais na dieta. Geralmente, as cáries são irreversíveis e precisarão de tratamento de um dentista através de aplicação de flúor, preenchimento ou extrações. No entanto, há novos indícios que reforçam a possibilidade de combatê-las em casa, através da alimentação e remineralização dos dentes. Leia o artigo para saber mais sobre as duas opções, além de fornecer dicas para evitar o aparecimento das cáries.
Extração do dente: se o canal da raiz não for possível, o dentista pode optar pela retirada de todo o dente. Caso você não goste da ideia de ficar sem o seu dente, implantes podem ajudar.
Com o auxílio de iluminação, espelho e sonda ou explorador dental (um instrumento que lembra um pequeno gancho), o dentista pode analisar se há uma cárie no dente, a extensão do dano, se há cavitação (“buraco”) e até onde ela atinge, além de avaliar se a cárie é ativa ou inativa (ou seja, se a lesão está em progressão ou estagnada).
Macadâmia: todos os benefícios para a beleza e a saúde
Uma vez com cáries, todavia, é preciso buscar ajuda odontológica. Os remédios abaixo previnem e ajudam a retardar a progressão, mas não curam, e cárie precisam ser tratadas.