EQST

Como Fazer Um Inventrio Cultural?

Como fazer um inventário cultural?

O inventário cultural deve ser de fácil compreensão a to- dos. Deve agregar as memórias disponíveis sobre o Muni- cípio, ainda que contraditórias e de posicionamentos opos- tos. Aí reside a riqueza da história local.

O que é Inrc?

O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social.

O que é uma referência cultural?

A expressão “referência cultural” tem sido utilizada sobretudo em textos que têm como base uma concepção antropológica de cultura, e que enfatizam a diversidade não só da pro- dução material, como também dos sentidos e valores atribuídos pelos diferentes sujeitos a bens e práticas sociais.

Quais são os tipos de patrimônio cultural?

O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Como valorizar o patrimônio cultural?

Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Por que é importante valorizar nosso patrimônio cultural?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

O que é patrimônio cultural e natural?

O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos. ...

Como é composto o patrimônio cultural?

O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

Quais os elementos que fazem parte da cultura material?

  • Exemplos de cultura material: utensílios, adornos, livros, ferramentas, monumentos, pinturas, tecidos, quadros, entre outros.
  • Exemplos de cultura imaterial: música, dança, rituais, crenças, folclore, valores, lendas, celebrações, entre outros.
  • A cultura material é aquela que apresenta objetos desenvolvidos pelo homem.

O que é um patrimônio imaterial de exemplos?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

O que é patrimônio imaterial do Brasil?

No Brasil. Um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, o modo artesanal de fazer queijo é importante registro de patrimônio intangível.

Quais são os patrimônios imateriais do Brasil?

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

  • Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
  • Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi.
  • Frevo.
  • Círio de Nazaré
  • Roda de Capoeira.

Faz parte do patrimônio imaterial do nosso país?

Patrimônio cultural imaterial São patrimônios culturais imateriais de nosso país: Ofício das Baianas de Acarajé, em Salvador (BA); Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA);

Quais são os nossos bens imateriais?

Na lista de bens reconhecidos, há dois grandes grupos: Material e Imaterial. ... Por sua vez, os bens imateriais são aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças de um povo, tais como manifestações artísticas (literária, musical, cênica e plástica), rituais e festividades.

Quais são os patrimônios mundiais materiais e imateriais?

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

O que é considerado patrimônio cultural material e imaterial da cidade de São Paulo?

Virado Paulista é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo. ... O Virado Paulista, originalmente composto por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco, marcou a formação do território nacional.

Quais são os patrimônios culturais materiais mundial?

.

  1. TAJ MAHAL. Fica na cidade de Agra, na Índia e deve ser um dos Patrimônios da UNESCO mais famosos e icônicos do mundo. ...
  2. GRANDE BARREIRA DE CORAIS, AUSTRÁLIA. ...
  3. GRAND CANYON. ...
  4. ILHA DE PÁSCOA, CHILE. ...
  5. PETRA, JORDÂNIA. ...
  6. ANGKOR WAT, CAMBOJA. ...
  7. CESKY KRUMLOV, REPÚBLICA TCHECA. ...
  8. SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA.

O que significa patrimônio cultural mundial?

O Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico ...

O que é Patrimônio Natural Mundial?

O que são Sítios do Patrimônio Mundial Natural? São áreas únicas ao redor do mundo, reconhecidas pela Unesco pelo seu valor universal e importância natural e cultural, que precisam ser preservadas para o bem estar da humanidade.