Para utilizar o SIAFI, os usuários são habilitados por meio de cadastramento no Sistema SENHA, sendo suas responsabilidades previstas na IN/STN nº 08 de 14 de Dezembro de 1999. O nível de acesso indica o tipo de informações a que o operador pode ter acesso.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal apresenta-se como um sistema informatizado para processamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da Administração Pública federal direta e indireta.
A partir do dia 1º de janeiro de 2023 todas as entidades públicas de um mesmo município ou estado deverão ter implementado o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, o Siafic.
Como fazer a adesão do meu veículo no SNE? Após realizar o seu login no SNE, na opção “Meus Veículos” aparecerá uma lista de veículos de sua propriedade. Para ativar um veículo: localize a placa e clique no botão ativar e aceite os termos. Para Pessoa Física, é necessário informar o número de RENAVAM.
O SNE permite ao cidadão condutor ou proprietário de veículos usufruir dos direitos garantidos por Lei (§1º do Art. 284 do Código de Trânsito Brasileiro). Ao se cadastrar no SNE , o usuário poderá inserir os seus veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos Autuadores que aderiram à solução.
Toque em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”. Agora, leia os termos e condições e, de acordo com eles, marque a caixinha para poder prosseguir e toque em “Aderir”. Pronto! A partir desse momento, graças ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), você já poderá pagar multas de trânsito com 40% de desconto.
Para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do governo federal (gov.br) ou ter um certificado digital. Depois disso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e utilizar.
Para ter direito ao benefício, o motorista deve fazer o cadastro no aplicativo ou no site do SNE, liquidar a multa antes do prazo de vencimento e não entrar com recurso contra a multa, reconhecendo que cometeu a infração. Apresentando recurso, o desconto cai de 40% para 20% até o dia do vencimento.