O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.
Segundo Valéria Freitas, a responsável pelo museu, uma lenda conta a história do guaraná. ... A mãe decidiu enterrar o olho direito e nasceu o pé do guaraná. Ela disse que ele seria abençoado, que ia curar doenças e fazer o bem para as pessoas." Como diz a lenda, o fruto do guaraná maduro realmente parece um olho.
Seu fruto, o guaraná, é relativamente pequeno, possui uma casca vermelha e polpa branca. O guaraná se assemelha muito com a forma de um olho. ... Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado.
Guaraná é um refrigerante feito à base de fruta do guaraná. O processamento do xarope da fruta inicia-se no Brasil em 1905 por Fara, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla.
O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Em 1906, foi lançado, pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla.
A goiabada surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos portugueses como substituto para confecionar a marmelada. Como a marmelada, a goiabada é feita com uma consistência bastante firme, composto por goiaba, água e açúcar.
amazônia
Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca.
Em refrigerantes, a base de guaraná é de 1,1mg/100ml, e em xaropes é de 86,40mg/100ml. Precisamos de mais pesquisas para melhor definição, entretanto sabe-se que o guaraná apresenta maior teor de cafeína do que as sementes de café.
O extrato de guaraná é obtido por um processo especial de secagem que mantém suas substâncias ativas íntegras e concentradas, de forma a diminuir a quantidade necessária para se obter os efeitos desejados.
A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
O guaraná em pó é utilizado como estimulante do sistema nervoso central e energético. Ele é composto basicamente por cafeína e teobromina – substância presente no chocolate. Portanto, não faz mais mal do que uns cafezinhos ou umas trufas, nada que se compare a estimulantes mais nocivos, como a cocaína.
“O pó de guaraná pode ser diluído em água, sucos, iogurtes ou associado a outros alimentos e consumido preferencialmente pela manhã, já que a sua estrutura química é semelhante à da cafeína e pode prejudicar o sono, caso a ingestão seja noturna”, afirma Maria Martha.
O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.
Alguns estudos demonstram uma melhora no perfil lipídico e uma redução da pressão arterial em pessoas que consomem a maca peruana. Ela inibe a enzima conversora de angiotensina (ECA), além de ser um fitoterápico rico em potássio, nutriente importante para reduzir riscos de hipertensão.
Pode reduzir a pressão arterial A pressão arterial é um fator de risco para as doenças cardíacas, e o mel ajuda a reduzi-la por ter antioxidantes. Além disso, uma colher (de sopa) rasa de mel contém 18 mg de potássio.
8 alimentos que ajudam a baixar a pressão