O primeiro passo do atleta é deixar a faixa-branca e avançar à faixa-azul, que nas palavras do professor Rickson Gracie já colocam o atleta como “bicho do Jiu-Jitsu.” Para Ricardo De La Riva, famoso por sua complicada guarda, chegar à faixa-azul exige um grau de dedicação pela arte suave, além de paixão, acima de tudo.
A faixa-branca tem que trazer humildade ao aluno, saber que tem muito para aprender ainda e respeitar os mais graduados. É comum o lutador pesquisar posições na internet, o que pode ser interessante, mas antes de tudo deve-se demonstrá-las ao professor e pedir sua opinião quanto à sua aplicação nos treinos.
“No Jiu Jitsu, só quem pode dar aula é quem tem a faixa preta. Quem conquistou a faixa tem autoridade e conhecimento para ensinar arte. Não se esqueça: a presença de um faixa preta no tatame é obrigatória! ”
Para se tornar professor de Jiu Jitsu é necessário ser bem qualificado e ter anos de treino, um passo recomendado é de estar treinando em uma academia que esteja filiada a alguma confederação de Jiu Jitsu, não que academias menores não tenha bons professores, mas isso facilitará a inserção como professor dentro de ...
sensei
Sensei é a referência em japonês para a palavra professor e tem sido usada no Jiu-Jitsu por influência dos japoneses. Já o título de mestre é reservado aos que atingem a faixa-coral, passando para grande mestre ao atingir a faixa-vermelha.