Tratar as necroses no caso de feridas crônicas Remover tecido necrótico para acelerar a cicatrização. Corte e Laceração Limpar e Proteger SF 0.
– Cabe ao Enfermeiro executar os curativos para o tratamento de lesões agudas ou crônica de maior complexidade, conforme descrito na legislação do exercício profissional de Enfermagem.
O desbridamento mecânico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico a fim de facilitar sua remoção, promovendo um meio ideal para a ação de coberturas primárias e está em desuso.
Desbridamento Cirúrgico: consiste na remoção do tecido necrótico por meio de procedimento cirúrgico, com o uso de tesouras ou bisturis. ... Debridamento químico: realizado a partir da utilização de curativos ou substâncias com propriedades químicas e autolíticas, que mantém o meio úmido adequado desbridamento da lesão.
verbo transitivo direto Retirar a necrose, o tecido morto de uma ferida; desbridar: debridar um ferimento.
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
Conheça alguns fatores que interferem na cicatrização de feridas
São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.
As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.
Abertos: são os que mantêm a ferida exposta. Oclusivos secos: são os fechados com gaze ou compressa, com a intenção de proteger a ferida. Oclusivos úmidos: a ferida é fechada com gaze ou compressa umedecida com soro fisiológico, cremes, pomadas ou soluções prescritas.
Antes de sabermos quais os tipos de curativos é imprescindível saber os tipos de ferimentos....
Vários produtos podem ser utilizados - Adaptic, Rayon + vaselina ou Dersane.
Primeiros socorros em cortes profundos
Para fazer um curativo simples de um corte, de forma rápida e correta, deve-se:
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas