Na química, a pressão de vapor é a pressão exercida sobre as paredes de um recipiente fechado quando a substância nele contida evapora, convertendo-se em gás. Para descobrir a pressão de vapor em dada temperatura, use a equação de Clausius-Clapeyron: ln(P1/P2) = (ΔHvap/R)((1/T2) - (1/T1)).
Pressão de vapor é aquela em que as fases gasosa e líquida coexistem em equilíbrio e evaporação é o processo pelo qual as partículas deixam a superfície de um líquido, passando para o estado gasoso. ... Esse processo ocorre em qualquer temperatura abaixo da temperatura de ebulição do líquido e é denominado evaporação.
Pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando este está em equilíbrio termodinâmico com o líquido que lhe deu origem, ou seja, a quantidade de líquido que evapora é a mesma que se condensa.
Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido
As moléculas de água estão em contínuo fluxo entre as fases líquida e gasosa. ... Neste estado, a pressão exercida pelo vapor de água é chamada pressão de vapor de saturação.
Temperatura de saturação: a temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão, e esta pressão é chamada de pressão de saturação para uma dada temperatura.
À medida que a temperatura aumenta, a taxa de evaporação também aumenta. As moléculas continuarão a evaporar até que o ponto de equilíbrio seja alcançado. O ponto de equilíbrio também é conhecido como pressão do vapor de saturação, porque o vapor é completamente saturado.
Ar saturado (ou mistura saturada): mistura de ar seco e vapor de água saturado (estado de equilíbrio entre o ar úmido e as fases líquida e vapor da água). Ar não-saturado (ou mistura não-saturada): mistura de ar seco e vapor de água superaquecido.
O ar contem em alguma quantidade, entre outras substâncias, água no estado de vapor. Entretanto se a quantidade de vapor no ar for aumentada, ocorrerá a SATURAÇÃO, isto é, a uma determinada temperatura existe um percentual MÁXIMO de moléculas de água no ar em estado de vapor.
Um determinado volume de ar contém 4% de vapor de água. Pode-se afirmar que o ar encontra-se: seco, úmido, neutro, saturado. Para que o ar possa ser considerado saturado, é necessário que ocorra: evaporação e chuva, evaporação e resfriamento, RESfriamento e PrecipitaçÃO resfriamento e condensação.
Ponto de orvalho é a temperatura até a qual o ar deve ser resfriado para que o vapor de água presente condense na forma de orvalho ou geada. ... Essa quantidade máxima é chamada de pressão de saturação do vapor de água. Adicionar mais vapor de água resulta em condensação.
Exemplo: Se a temperatura ambiente for igual a 30°C e a umidade relativa do ar for igual a 60%, seu ponto de orvalho será de 20,5°C.
O ponto de orvalho é definido como a temperatura até a qual o ar (ou gás) deve ser resfriado para que a condensação de água se inicie, ou seja, para que o ar fique saturado de vapor de água. ... A temperatura de ponto de orvalho pode ser calculada a partir da umidade relativa e da temperatura do ar.
Importância do orvalho Nas regiões onde chuvas são escassas, o orvalho exerce importante papel de umidificação dos terrenos. Assim, ele é fundamental para manter o solo fértil.
A palavra "orvalho" aparece 34 vezes na Bíblia e primariamente é vista como uma bênção. É usada poeticamente e simbolicamente em muitos lugares e é um pouco diferente da bênção da chuva. ... Pode ser visto como uma humilde e modesta versão de chuva, nunca causa dano, é gentil, hidratante e fiável.
Orvalho e geada são conseqüência, primariamente, do resfriamento radiativo noturno. À noite, um objeto sobre a superfície da Terra emite radiação terrestre (infravermelha) para a atmosfera e eventualmente para o espaço, e portanto o objeto se resfria. ... O ponto de orvalho dá uma medida do conteúdo de vapor d'água no ar.
Pode cair em forma de pelotas de neve (mais pesadas) ou em forma de grãos ou flocos de neve (mais leves). ... Portanto, a diferença entre neve e geada, basicamente, é o fato de a primeira formar-se pela sublimação do vapor em altitudes mais elevadas, ao passo que a geada manifesta-se próxima ao chão.
Geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas.
A Neblina – ou Nevoeiro – é, basicamente, a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. ... Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água.
Precipitações atmosféricas surgem quando o ar atmosférico está saturado de vapor de água e não consegue absorver mais vapor. Temos, então, as precipitações na forma de chuva, neve, granizo, névoa, orvalho e geada.
A quantidade máxima de vapor de água que se pode encontrar dissolvida numa dada massa de ar é em função da pressão e temperatura do sistema. ... Aumentando a quantidade de vapor de água dissolvido numa dada massa de ar, eleva-se o ponto de orvalho.