Existem dois tipos principais: ➢ Analisadores Sintáticos Descendentes (Top-Down – ASD): constroem a árvore gramatical do topo (raiz) para o fundo (folhas). ➢ Analisadores Sintáticos Ascendentes (Bottom-Up - ASA): constroem a árvore gramatical do fundo (folhas) para o topo (raiz).
Porém, a análise sintática ascendente utiliza inferência recursiva (em cada passo, substitui-se o corpo pela cabeça das regras), enquanto a descendente utiliza derivação (em cada passo, substitui-se a cabeça pelo corpo das regras).
A sintaxe é a parte da gramática que estuda a estrutura da frase, analisando as funções que as palavras desempenham numa oração e as relações que estabelecem entre si. A sintaxe estuda também as relações existentes entre as diversas orações que formam um período.
O que é sintaxe? Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.
E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação. Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.