Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva....Coloque o enredo em ação.
Luiz disse que não tinha decidido ainda. Moral da história: Desconfie de inimigo que se finge de amigo.
Não precisa fugir, cara raposa. Os cães estão vindo para lhe dar um grande abraço, como esse que você quer me dar. Mas a raposa, tremendo de medo, fugiu em disparada, antes que os cães chegassem. Moral da história: "Muitas vezes, quem quer enganar acaba sendo enganado.
6-O que a raposa queria, na verdade, era impedir que o galo voasse para longe. Se ele descesse até onde ela estava, seria fácil dar-lhe um bote. 7- Antes de tentar enganar ou iludir alguém para conquistar algo, saiba que isso pode se voltar contra você.
até logo. E raspou-se. Moral da história: Contra esperteza, esperteza e meia.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Dizem que o problema dos espertos é pensar que todo mundo é bobo. Talvez se Pathelin tivesse ouvido este dito popular, a história seria outra...
Ao final, o leitor descobrirá, entre o galo e a raposa, quem de fato é mais astuto....Informação adicional.
Quem cai em conversa de raposa? A moda é ficar bronzeado o ano inteiro, comentava a bicharada. A raposa Vivaldina, raposa muito ladina, planejou: ─ É a minha chance de ganhar dinheiro. E deu um jeito de misturar líquido de tudo que era cor.
As fabulas são histórias contadas há muitos anos em várias partes do mundo. Elas servem para transmitir uma moral, isto é, um ensinamento ou um conselho.