Uma técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho no fundo, sustentando uma camada de brita ou seixo rolado, sustentando a camada de areia intermediária e acima de todas uma de carvão.
O Tietê, como outros rios brasileiros, recebe muito esgoto, que vem de locais sem serviço de saneamento. Esse esgoto é sua principal fonte de poluição. ... O Projeto Tietê, que visa recuperar o rio, prevê ampliar os índices de coleta da região metropolitana de 84 para 87% e os de tratamento de 70 para 84%.
E não é uma paisagem agradável: o cheiro de esgoto, o aspecto sujo e a falta de vida aquática tornam evidente que o maior rio do Estado está morto no trecho em que passa pela região metropolitana. ...
"A enchente leva à possibilidade de contrair uma série de doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e gastroenterites virais.
A despoluição de rios seria uma possível solução para contornar esse tipo de problema. Para despoluir um rio, é fundamental, primeiramente, a criação de estações de tratamento de esgoto, evitando assim que águas residuárias sejam lançadas de maneira inadequada nas águas.
Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
Como podemos evitar a poluição das águas?
Pereira Barreto
Serra do Mar
Salesópolis
Tietê poluído "É a primeira vez que isso acontece na região da cabeceira do rio. Ali está um dos mananciais mais usados para abastecer São Paulo [o Alto Tietê, que fornece água para a porção leste da Grande SP]", analisa Malu.
O trajeto do Tietê O rio Tietê percorre o estado de São Paulo de Leste a Oeste, numa extensão de 1.
Ao contrário da maioria dos rios, que correm em direção ao mar, o Tietê corre no sentido leste-oeste. Esse sentido não é muito comum nas bacias hidrográficas e cursos de rios, pois o natural seria o rio correr em direção ao mar. No caso do Tietê, ele corre em direção ao interior, uma grande peculiaridade desse rio.
Em 31 de janeiro de 1992, o governo do Estado de São Paulo anunciou o Programa de Despoluição do Rio Tietê. A meta é ambiciosa, mas possível: chegar a 1994, quase no final da minha gestão, com 50% do rio despoluído.
Fica limpo na Barra Bonita a aproximadamente 450km da nascente e daí para frente o rio mostra só alegria e beleza até a foz na cidade de Itapura a 318m de altitude, onde deságua no Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.
Segundo arqueólogos, há pelo menos 6 000 anos populações se utilizam da bacia hidrográfica do rio Tietê, curso de água que também teve papel de destaque no período dos bandeirantes e na eletrificação da cidade de São Paulo.
“Era largo, a piscina perto dele parecia uma xícara. Era um rio bem largo, muita correnteza, e tinha uma planta que chamavam de aguapé e ela vinha boiando cheia de flores. Para continuar nadando, você tinha que dar uma batidinha para ela sair da sua frente”, conta. O Tietê era um rio lindo, recorda Idamys.
O rio Pinheiros é um dos mais importantes cursos d´água da cidade de São Paulo. ... O rio era bastante sinuoso, inundando as várzeas adjacentes na época das chuvas, que começou a ser retificado a partir de 1928 - processo que só foi terminado no início da década de 1950.
Saiba quais são os rios mais poluídos do Brasil
O Rio Sorocaba nasce da junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçu e é represado na cidade de Votorantim, onde suas águas formam a Represa de Itupararanga, sendo o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possuindo 180 km de extensão em linha reta e 227 km em seu curso natural. ...
O Rio Sorocaba é de suma importância para a cidade de Sorocaba e as cidades que estão à sua volta, como Ibiúna, São Roque, Votorantim, Tatuí, Boituva e Cerquilho. Porém com a descarga do esgoto e do desmatamento em sua redondeza desde os anos 1960, sua poluição foi causada.
Rio Tietê
São Paulo
Os rios Sorocaba e Tietê, em Sorocaba e Salto, têm os índices de qualidade da água classificados como regular e ruim, respectivamente, conforme relatório divulgado na última semana pela Fundação SOS Mata Atlântica, em projeto nacional denominado “Observando os Rios”.
Rio mais limpo do Brasil - Barra do Sucuri