Por fim, de modo geral – e tomando como referência o pensamento cristão –, podemos afirmar que a filosofia medieval se divide em dois grandes períodos: a Patrística e a Escolástica. Período de formação do pensamento cristão, a Patrística vai do século II até o século VIII d.C. Foi a época dos Padres da Igreja.
O papel da filosofia medieval é estabelecer a relação entre fé e razão. ... O que fez com que a filosofia medieval se espalhasse de forma influente na pela Europa no período medieval.
Entre os assuntos encontrados na Filosofia medieval estão a hierarquia entre os seres existentes (relação de domínio entre superiores e inferiores), domínio de papas e bispos sobre reis e barões, separação e diferença entre espírito e corpo, fé e razão, Deus e homem.
Santo Agostinho (354-430) foi o primeiro grande filósofo cristão. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.
A filosofia medieval é centrada na existência de Deus e nos valores cristãos, onde por meio da razão e pela fé eram feitos estudos sobre a existência de Deus e a relação que ele tem com o homem. ... No período medieval o centro do poder estava na Igreja e em seus ensinamentos.
Na cultura ocidental, o embate e o antagonismo existente entre a fé (crença religiosa) e a razão tornaram-se claros desde períodos muito antigos. A Filosofia marca o conflito entre a razão e a fé quando tenta explicar racionalmente os fenômenos, tais como os mitos, recusando a fé cega. ...
A FÉ E A RAZÃO NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO Viveu entre os anos de 354 e 430 depois de Cristo. ... 1) Num primeiro momento, a razão ajuda o homem a alcançar a fé; 2) Posteriormente, a fé orientará e iluminará a razão; 3) A razão, por sua vez, contribuirá em seguida para o esclarecimento dos conteúdos da fé.
Desse debate, surgem as formas clássicas de combinação dos padres medievais: aqueles que separam os domínios da razão e da fé, mas acreditam numa conciliação entre elas; aqueles que pensam que a fé deveria submeter a razão à verdade revelada; e ainda aqueles que as veem como distintas e irreconciliáveis.