Significado de Júri substantivo masculino Comissão composta por indivíduos previamente selecionados e por um juiz, para analisar e julgar questões legais: o júri inocentou o réu.
Porque júri é uma paroxítona terminada em i e pela regra de acentuação gráfica, as paroxítonas terminadas em i são acentuadas. A palavra ali é oxítona e oxítonas terminadas em i não são acentuadas.
A forma correta de escrita é júri de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “u” formando a sílaba jú-. ... Juri não está gramaticalmente correto na Língua Portuguesa.
A forma correta é juiz. Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.
Também cabe salientar que, nesta regra, se a vogal for seguida de Z, R, M ou NH, não haverá acento. Por isso, as seguintes palavras não são acentuadas: juiz, cair, ruim e rainha. Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural). São exceções!৩০ মার্চ, ২০১৭
Quando a segunda vogal do hiato é "i" ou "u" (tônicos), coloca-se acento agudo, desde que esse "i" e esse "u" estejam sozinhos ou acompanhados de "s". É por isso que se põe acento em "raízes" ("ra-í-zes"), mas não se põe em "raiz" ("ra-iz" - o "i" é acompanhado de "z" na sílaba).
Resposta
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
A palavra herói continua a ser acentuada, pois trata-se de uma palavra aguda ou oxítona, cujo acento tónico recai na última sílaba, terminada em ditongo aberto: ói. Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona.
Tem a ver com a posição da sílaba tônica e as regras de acentuação. Em PA-PÉIS, a sílaba tônica é a última (péis). Assim, é uma palavra OXÍTONA. ... Portanto, ela é acentuada por ser oxítona terminada em ditongo aberto.
Saída é acentuada pois o I é a segunda vogal do hiato, é tônica e está sozinha na sílaba. Feiura não é acentuado pois o U vem depois de um ditongo e é uma paroxítona.
Olá! Depois da implantação das regras da Reforma Ortográfica, a acentuação gráfica de diversas palavras mudou. ... Dessa forma, a alternativa que possui palavras que não são mais acentuadas pelo mesmo motivo que ideia é: d) geleia, epopeia e europeia.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".
Verificado por especialistas Segundo as regras de acentuação da Língua Portuguesa, não haverá acentuação gráfica quando a vogal i ou u for acompanhada de outra letra que não seja s, como em ruim, juiz, contribuiu, contribuinte, distribuiu, atraiu, raiz. Por isso, a palavra ruim não leva acento.
Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra. Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.
A forma correta de pronunciar esta palavra é ruIM, com acentuação tônica na sílaba im ("ruím"). O adjetivo ruim deverá ser escrito sem acentuação gráfica, com m no final: Achei o filme muito ruim.
porque a palavra AINDA não se encaixa em nenhuma regra de acentuação. Ela é uma palavra paroxítona, e a regra diz que paroxítonas que terminam com as letras A, E, O, EM e ENS, seguidas ou não de s, não devem ser acentuadas.
As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica, como: adorável, órgão, perfume, mesa,… As palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas e representam a maioria das palavras da língua portuguesa.
Resposta. Metrô possuí acento circunflexo na letra o, normalmente em palavras acentuadas existe dificuldade quanto à forma correta de escrever, principalmente depois das mudanças ocorridas com o acordo ortográfico que entrou em vigor no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2009.
No Brasil, a acentuação gráfica tem o mesmo objetivo que tinha para os gregos: os acentos servem para indicar, quando for preciso, a prosódia (=correta colocação da sílaba tônica dentro do vocábulo).
A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.