Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
As linhas que passam pelo território brasileiro são o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador. ... Mas o país é cortado pelos Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, que confere ao país um clima tropical.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
O Meridiano de Greenwich, desde o ano de 1884, é considerado o marco zero e referência na medição das longitudes e dos fusos horários. ... O nome do Meridiano Principal deve-se à existência do Observatório Real de Greenwich, localizado na cidade de Londres, Inglaterra, e sobre o qual essa linha longitudinal atravessa.
A divisão é feita em traçados imaginários com uma base da linha do Equador. A linha do Equador forma um ângulo reto com referência aos pólos e cada paralelo e meridiano em relação ao seu ângulo, mas os meridianos são de 180° porque são traçados de acordo com a linha de Greenwich que será definido as horas.