Ação do vento em estruturas: cálculo da intensidade
A força de arrasto é igual ao coeficiente de arrasto multiplicado pela velocidade do Mover ao quadrado na direção oposta à velocidade!
5 - VENTO COM SUCÇÃO INTERNA: O vento que já passou pelo galpão, é succionado pela ação a Sotavento que puxa o ar de dentro do galpão e que cria uma pressão negativa dentro do galpão. O telhado puxado para baixo e as paredes são puxadas para dentro.
A fim de simplificar o dimensionamento das estruturas a NBR 6123:1988 indica a utilização dos coeficientes de forma (Ce) que são valores médios do coeficiente de pressão para respectiva superfície da edificação.
Carga e AEV
A velocidade básica do vento pode ser definida de acordo com o diagrama de isopletas de vento, também disponível na norma NBR6123.
Cargas acidentais: vento (NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações), efeitos de temperatura, retração, recalque de fundação. Cargas permanentes: peso próprio da estrutura, dos revestimentos, da alvenaria, etc. resistência e relação a 0,60 c ≤ (durabilidade).
Barlavento e sotavento são termos de origem náutica que se referem ao lado da embarcação de onde e para onde sopra o vento, respectivamente.
A NBR 6123 apresenta valores dos coeficientes de pressão e forma, externos e internos, para diversos tipos de edificação. Zonas com altas suções aparecem junto às arestas de paredes e de telhados.
É o fator de correção em função das aberturas da edificação; É o fator de correção em função da rugosidade do terreno; É o fator de correção em função da topografia; É o fato de correção estatístico que leva em função o uso da edificação; É o fator de correção em função da velocidade do vento; Respondido em ...
Quando se define a quantidade de vigas, lajes e pilares em um pavimento de uma edificação, estamos definindo: B – O tipo de estrutura a ser usado e a partir desse ponto inicial é feito o pré-dimensionamento dos elementos da estrutura. ... Vigas podem estar se apoiando em outras vigas.
Para realizar o download, basta acessar o site da plataforma do etools da Universidade de Passo Fundo clicando neste link: http://www.etools.upf.br. Após realizar o cadastro na plataforma, clique em “downloads”, localizado na aba à esquerda na tela, e siga os passos comuns de instalação de um software.
Para poder utilizá-lo corretamente é necessário primeiro utilizar um software de análise bidimensional (o Ftool é ideal) para então extrair-se os esforços e lançar no programa. Os relatórios são muito bem feitos e organizados, permitindo montar um memorial de cálculo detalhado da verificação de cada peça.
Então, a quantidade de material deve ser calculado da seguinte forma: Cimento = (volume total da peça – sendo laje, viga, pilar ou outro) x (o rendimento do cimento – de acordo com o traço escolhido).
Geralmente as vigas são posicionadas entre duas colunas e acima das paredes. Na maioria das vezes, possuem a mesma largura da parede sem revestimento, por isso ficam escondidas quando a casa fica pronta. A resistência da viga varia conforme a sua altura, quando mais alta, mais resistente.
O vão ideal para uma viga de concreto armado é entre 4 a 6 metros. Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.
Quanto maior o vão, mais apropriado é o uso da estrutura metálica, como as espaciais. Também se pode fazer uma combinação entre elementos em aço e lajes em concreto ou em steel frame, por exemplo. ... A laje do tipo plana ou “cogumelo” é uma boa solução para vãos em torno de seis metros.
A partir do concreto protendido, a engenharia apresenta soluções com estruturas mais esbeltas e maior elasticidade dos vãos livres, uma vez que se emprega materiais de maior resistência e de forma mais eficiente. O concreto protendido também reduz o peso da estrutura e aumenta a durabilidade dos elementos.
O maior vão livre de uma cúpula no mundo, com 43,30 m, foi construído há mais de 2000 anos e está localizado na Itália. Trata-se do Panteão de Roma, executado em concreto fabricado a partir das cinzas pozolânicas dos vulcões localizados nos arredores da capital italiana.
Viga de Alma Cheia Comportamento • Chama-se alma de uma viga a porção vertical da sua seção. A viga de alma cheia é aquela que não apresenta vazios em sua alma. Quando uma barra horizontal, apoiada em seus extremos, é solicitada por cargas transversais ao seu eixo ela se deforma.
A alma da viga é quem resiste à tensão de cisalhamento. – Abertura situada dentro do terço médio da altura e nos dois quartos centrais da viga; A medida que se aproxima dos apoios a tensão de cisalhamento aumenta. Esta zona é uma zona confortável para esforços cortantes.
Pode-se resumir uma viga Vierendeel como a associação de vários quadros rígidos (pórticos fechados). A viga Vierendeel funciona como um pórtico (fechado), onde as barras estarão sujeitas as tensões de tração e compressão (como nas treliças) e flexão e cisalhamento (como nas vigas).