Com relação ao território brasileiro, você pode utilizar o software chamado Analysis Sol-Ar criado pela UFSC. Através dele você descobrirá não somente a orientação dos ventos predominantes em algumas regiões do Brasil, como poderá utilizá-lo para criar diversos tipos de brises para seu projeto.
54 km/h
O vento é a deslocação de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se.
Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.
Nessa classificação os ventos podem atingir velocidades que variam de 36 a 44 quilômetros por hora. Tempestade: ventos com grande intensidade e poder de destruição, pois promovem a queda de árvores e galhos, além de destruir, em alguns casos, muros, destelhar casas e uma série de outros incidentes.
Mesmo assim, embora seja menor e tenha curta duração, o tornado é bem mais destrutivo do que um furacão, e seus ventos podem ultrapassar 500 km/h.
usar o porão da casa (caso exista) - principalmente para preservar a vida da família. reforçar os telhados das casas - com estruturas metálicas que são capazes de aguentar ventos e chuvas fortes. guardar os bens materiais em local seguro - como móveis e veículos (carros, motos).
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. ... Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (Oceano Atlântico) ou nos EUA.
Existem dois principais tipos: as monções e as brisas.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.