Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se tiver plantado a onze-horas em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.
Adubo de casca de banana Pique a casca de 5 bananas em pedaços bem pequenos. Em uma panela com 1,5 litros de água coloque para ferver. Com a água já fervendo adicione as cascas e cozinhe por 15min. Após este tempo desligue o fogo e deixe esfriar.
Fotoperíodo ajustado. Outra medida essencial para a floração das plantas é ajustar o fotoperíodo para 12/12 horas. Ou seja, 12 horas de luz e 12 horas de escuro. A duração, sem suspensão, de um tempo no escuro é essencial para a floração da planta.
5 segredos pra planta dar flor
Época de floração A floração da onze-horas depende da época de plantio e do clima da região, que pode ser na primavera, no verão e também no outono. As folhas são suculentas e as flores têm entre 2 e 3 cm de diâmetro, podendo ser vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, rosas ou violetas.
Essa plantinha tem sido usada como um remédio natural que funcionaria como analgésico, anti-hemorrágico, tônico, diurético e também no auxílio ao tratamento para artrite, dores de cabeça e problemas nos dentes e nas gengivas, segundo o site Cura pela Natureza.
Às vezes, quando você tem plantas que não florescem, é devido a questões ambientais ou culturais. Por exemplo, a luz pode desempenhar um grande fator no fato de uma planta florescer ou não. Algumas plantas, como a poinsétia (Flor -de-Natal), requerem períodos prolongados sem luz para induzir a floração.
O gênero Portulaca, ao qual pertencem as plantas que recebem o nome de onze-horas, contam com mais de 100 espécies, a maioria ornamentais, mas existem também as comestíveis, chamadas de PANC (plantas alimentícias não convencionais), que é o caso da beldroega (foto abaixo).
2 TIPOS DE ONZE-HORAS Não vou falar sobre ela agora. Vou falar sobre as beldroegas comestíveis. Sim, existem 2 tipos de beldroegas que são comestíveis e bem parecidas.
Importante lembrar que a Beldroega é PANC e comestível e se diferencia da sua parente ONZE-HORAS - NÃO COMESTÍVEL - cujas folhas são fininhas e pontudas, como agulhinhas. As duas variedades são vendidas como onze-horas, portanto fique ALERTA!
Também conhecida como terra preta ou terra orgânica, vimos que a terra vegetal é aquela mistura de terra com restos de matéria orgânica, como caules, folhas e cascas, muito rica em nutrientes, principalmente húmus.
É preciso fazer uma mistura com 40% de terra vegetal, 30% de terra "normal" e 30% de areia de construção. Isso permite que a terra fique mais solta. Conclusão: as raízes se desenvolvem mais plenamente e água flui melhor. Coloque os componentes no vaso ou na jardineira, misture tudo e pronto, hora de plantar.
Terra Vegetal Adubada - Bioplanthion A terra vegetal é um composto especial e extremamente fértil, rico em matéria orgânica e macro nutrientes. É pronta e ideal para uso em vasos, floreiras, hortas e gramados. Utilizando a terra vegetal a chance de germinação das suas plantas é muito maior!
A terra comum de jardim é aquela que você tira do seu terreno cada vez que vai abrir um buraco. Já a terra vegetal, ou terra preta, é uma terra rica em matéria orgânica, vendida em sacos. ... Rico em matéria orgânica: uma parte de terra comum de jardim, uma de terra vegetal e duas partes de composto orgânico (húmus).
As raízes das plantas penetram mais facilmente no solo que graças ao húmus, pois fica enriquecido. ... A terra vegetal é a mistura de solo “in natura” com uma camada de restos de vegetação decomposta, como: galhos, folhas, frutos, sementes, caules e cascas.
Se o cultivo for em vaso, é muito importante que ela tenha uma boa drenagem (você pode usar argila expandida ou brita no fundo do vaso). Outra dica é que a a terra deve estar "soltinha", ou seja, não grudar quando for regada. Uma dica pra isso é misturar uma parte de areia para cada três partes de terra.
O melhor tipo de terra para plantio é marrom-escura, quase preta. Isso significa que há bastante matéria orgânica em decomposição, o que a enriquece e fortalece. Em geral, se a terra é muito clara, chegando a ser quase amarela, quer dizer que é pobre em nutrientes.
Como criar uma boa terra Para criar uma terra perfeita, deve utilizar uma pá de jardinagem e misturar uma camada de 5 a 10 centímetros de mistura de compostagem e uma camada de 20 a 30 centímetros de terra simples.
O solo ideal deve ter uma boa camada de matéria orgânica, ou seja, dever ser rico em húmus (uma substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos), seguido de terra solta e argilosa, que permite uma boa drenagem e oxigenação.
Canteiros tradicionais, no chão – Preencher o canteiro com terra fofa misturada com adubo orgânico (50% cada) e, se possível, um pouco de esterco. Acrescentar calcário, cinzas de madeira ou cascas de ovos também é bom. – Deixar descansar uma semana. – Só então plantar as mudas.
Como preparar o solo para uma horta
Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar.
Siga conosco, confira e inspire-se!
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.
MATERIAL