É muito simples de plantar grama preta. O espaço varia muito conforme sua escolha, podendo ser desde uma área grande até um canteiro ou um espaço de 5 cm a 30 cm. Limpe bem a área, coloque a adubo e plante as mudas normalmente, certificando de que as raízes e rizomas estejam cobertos com a terra.
Grama-preta (Ophiopogon japonicus) – 36 mudas/m²
Geralmente a adubação da grama-preta é feito com NPK aplicando a quantidade por m², recomendado pelo fabricante. A adubação pode ser feita semestral, mas no inverno, recomenda-se adubar uma vez a cada noventa dias.
A grama preta aprecia regas regulares, geralmente a cada dois dias, mas tome cuidado para não encharcar demais o solo, em especial nas épocas mais frias do ano. Nesse caso, prefira regá-la em períodos mais espaçados. Já a adubação deve ser feita semestralmente.
A grama preta ao contrário do que algumas pessoas pensam ela não faz parte da família das gramíneas mas, trata-se de uma planta ornamental usada para forrar o solo e criar faixas e contornos diferenciados no terraço, por conta da sua coloração ser mais escura do que outros tipos de grama como a São Carlos, Bermuda e ...
A grama São Carlos, conhecida também como grama curitibana, é um daqueles tipos de grama que não cresce muito, ideal para áreas residenciais e, principalmente, para quem deseja reduzir a manutenção com o gramado.
O primeiro passo é remover ervas-daninhas, lixo, pedras e entulhos da área em que a grama será plantada. Depois, nivele o terreno o máximo possível, removendo calosidades que possam ficar. Revolva a terra e utilize uma enxada ou uma máquina para criar sulcos de cerca de 10 cm de profundidade.
As variedades mais resistentes ao pisoteio são as da família das Bermudas (Cynodon Dactilon), onde se destacam a Bermudas Tifway 419 e a Bermudas Celebration. Esta última variedade apresenta a maior resistência ao pisoteio entre todas as gramas produzidas no Brasil.
Ou seja, são utilizadas gramas fortes, capazes de suportar o pisoteio intenso sem apresentar grandes danos devido a isso. Mas afinal, qual a melhor grama para a minha casa de campo? Seguindo esta lógica, entre as gramas mais indicadas para o uso em sítios e fazendas está a Esmeralda, a verdadeira queridinha do Brasil.
Como plantar grama semeada é muito fácil! Você simplesmente precisará espalhar as sementes uniformemente à mão pelo solo, mas não as deixe nem muito próximas nem muito longe uma da outra. O ideal seria usar cerca de 640 sementes por metro quadrado, mas isso é difícil de se fazer manualmente.
A GERMINAÇÃO DEMORA DE 10 A 30 DIAS. NESSE PERÍODO A TERRA NÃO PODE SECAR NUNCA. Certos fatores retardar o tempo de germinação. Ambos semeadura inadequada e falta de fertilidade do solo irá demorar e/ou diminuir a germinação.
Com uma pá ou enxada é necessário umedecer a terra, revirá-la e posteriormente distribuir as sementes ou transplantar as mudas da grama esmeralda. Feito isso, tem-se que cobri-las com 1 camada de terra. Na sequência, pode-se molhar a plantação novamente, mas com cuidado para não transformar os canteiros em lodo.
Passo a passo – Como instalar concregrama?
O solo ideal para se plantar grama é o areno-argiloso, convenientemente suprido de nutrientes. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que o regime de chuvas seja adequado. Os mesmos devem ser profundos, com no mínimo 1 metro de profundidade; bem drenados; suficientemente úmidos e férteis.