As hemácias são produzidas (eritropoiese) na medula óssea e, após um período médio de 120 dias, ocorre a sua destruição, que é feita no fígado e baço. Nesses locais, ocorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a disponibilização de aminoácidos e ferro, que podem servir para a fabricação de novas hemácias.
O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.
alvéolos
No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca. Cada vez que inspiramos, entram, em média, 12,5 mililitros de ar no pulmão. Dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros.
Resposta. Bom, quando o ar é inspirado, você eleva a taxa de oxigênio (O2) no sangue e infla o pulmão. ... Já o ar expirado, ele libera o gás carbônico do corpo (CO2), o qual tornará o pH do sangue ácido, assim atrapalhando o desenvolvimento e o metabolismo do corpo, no total.
oxigênio
Composto essencial para o funcionamento do corpo e a continuidade da vida. A importância do ar consiste no fato de que este composto é formado pelas principais partículas suspensas na atmosfera, indispensáveis para a manutenção e desenvolvimento da vida no planeta Terra.
Respirar corretamente gera inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, melhorar a digestão, eliminar as toxinas que se formam no corpo, equilibrar as funções orgânicas, ajudar a fortalecer organismos debilitados e combater até mesmo a ansiedade e a obesidade.